Resumo:
O projeto do Espaço de Aprendizagem (EA) tem a proposta de garantir a consolidação do processo de alfabetização e domínio da leitura e da escrita a partir de aprendizagens lúdicas e significativas aos estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Leopoldo. O atendimento do EA abrange estudantes regularmente matriculados em turmas do 2º. ao 6º. ano com dificuldades na aprendizagem e na alfabetização, encaminhados por suas professores-regentes. As atividades acontecem no contraturno de aula, o que oportuniza um atendimento diferenciado, com práticas pedagógicas diversificadas, e promove um melhor desenvolvimento das habilidades dos sujeitos, valorizando-os em sua plenitude. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como se apresentam as estratégias e/ou ferramentas que, utilizadas pelas profissionais que atuam cotidianamente no Espaço de Aprendizagem, contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos. O referencial teórico fundamenta-se em Vygotsky (2001), Soares (2017) e Kleiman (2012), entre outros. A metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, partindo de um estudo de caso, com objetivo exploratório (Flick, 2009; Gil, 2017) e dados gerados pelas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, com as docentes do EA. Empregaram-se também a observação participante e o diário de campo (Creswell, 2007; Zabalza, 2004), analisando-se os dados a partir da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os atendimentos no EA contribuem para o desenvolvimento e a autoestima dos estudantes, estimulando o conhecimento a partir de diversos métodos e por meio da afetividade, da escuta ativa, do acompanhamento individual e em pequenos grupos, utilização de jogos pedagógicos, entre outros recursos. Desse modo, evidencia-se que o EA tem condições de enriquecer o ambiente escolar, como espaço diferenciado, em que estratégias e ferramentas eficazes potencializam, cotidianamente, o ensino e a aprendizagem dos estudantes.