Resumo:
O presente estudo tem como foco compreender a atuação da gestão escolar no contexto da Educação Infantil do Colégio dos Jesuítas, localizado na cidade de Juiz de Fora-MG, no que diz respeito ao apoio e à promoção de práticas pedagógicas. Ademais, busca-se verificar como a gestão escolar pode apoiá-las e promovê-las, envolvendo os professores e os familiares responsáveis e contribuindo, assim, para o aprimoramento da proposta pedagógica do Espaço Imaculada. O referencial teórico aborda uma gestão escolar colaborativa, com o suporte de Paro (2014) e Libâneo (2015). Trata da formação do professor, destacando a relevância da formação continuada, com base nas ideias de Libâneo (2001) e Nóvoa (2022). Por fim, o texto discute o currículo na Educação Infantil, no qual se reflete sobre uma nova concepção de educação e de currículo, levando em consideração as práticas pedagógicas e o desemparedamento da infância, fundamentando-se em Fochi (2023) e Barros (2018). Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem mista. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados para preenchimento on-line destinados a dez professores, cinco gestores e 46 familiares responsáveis por crianças matriculadas na Educação Infantil. O local de aplicação da pesquisa foi o Colégio dos Jesuítas, que faz parte da Rede Jesuíta de Educação e, por sua vez, é um instrumento apostólico da Companhia de Jesus. Os resultados apontam para a relevância dos processos de formação continuada, do suporte da gestão e da parceria com os familiares para a prática pedagógica na Educação Infantil. Os participantes destacaram as transformações nas práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, ressaltando que essa evolução deve acompanhar as mudanças observadas no campo empírico analisado. Evidenciou-se, portanto, o comprometimento do corpo docente com a construção de práticas pedagógicas e a relevância da gestão escolar colaborativa na transformação de uma cultura inovadora na Educação Infantil. Diante do exposto, elaborou-se uma proposta de intervenção que resultou em um roteiro de formação continuada para os professores desse segmento.