Resumo:
A pesquisa intitulada "Perspectivas de Habitar uma Escola de Educação Infantil: Práticas Pedagógicas de uma Escola Comunitária", desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, tem como objetivo compreender como as práticas pedagógicas são produzidas em uma escola comunitária de Educação Infantil em Porto Alegre. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com estudo de caso, que emerge como uma ferramenta significativa para a compreensão mais profunda e abrangente de fenômenos específicos dentro do ambiente escolar. Como instrumentos para a produção dos dados, foram utilizados a observação, entrevista com a gestão escolar, roda de conversa com educadores e análise dos documentos pedagógicos da escola. Essa variedade de métodos proporcionou um entendimento abrangente da realidade vivenciada naquele espaço, bem como sobre sua organização e as práticas pedagógicas em desenvolvimento. A pesquisa explora a dinâmica do cotidiano escolar, identificando como as práticas são influenciadas pela gestão comunitária e pelas políticas educacionais. A dissertação fundamenta-se em conceitos como a infância como construção cultural e histórica (Larrosa, Kohan), o protagonismo infantil e a integração entre cuidar e educar (Malaguzzi, BNCC), as relações entre educação e assistencialismo em contextos vulneráveis (Bujes), e a gestão pedagógica e formação continuada como elementos para ressignificar as práticas pedagógicas (Freire, Bondioli). Os resultados indicam que, embora as escolas comunitárias enfrentem desafios relacionados à formação dos educadores e recursos limitados, elas procuram apresentar uma abordagem pedagógica alinhada às necessidades das crianças e às demandas da comunidade. No entanto, a pesquisa evidenciou o caráter assistencialista presente no cotidiano da instituição pesquisada; a falta de clareza quanto aos papéis e responsabilidades dos gestores e educadores, levando à sobrecarga de trabalho. Observou-se também como a articulação entre cuidado e educação, apesar de necessária em um contexto de vulnerabilidade social, frequentemente compromete a intencionalidade pedagógica, gerando tensões entre demandas organizacionais e pedagógicas. Essas questões destacam a necessidade de qualificar os processos de gestão, sobretudo quanto aos papéis e funções da escola comunitária de Educação Infantil. Além disso, foram identificadas estratégias de resiliência e inovação por parte dos educadores e gestores, que, mesmo diante de limitações, buscam garantir o bem-estar das crianças e a continuidade das práticas pedagógicas, apontando a necessidade de qualificar os processos de gestão. A partir das análises, foi possível elaborar uma proposta de formação que visa contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas nas escolas comunitárias. Intitulada Concepções e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, a produção técnica apresentada assume a forma de um curso de formação continuada destinado a gestores e educadores. Este estudo pode contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas e de gestão nas escolas comunitárias e oferece uma reflexão sobre o papel dessas instituições no contexto educacional de Porto Alegre.