Resumo:
Esta dissertação busca investigar práticas de leitura nos Anos Iniciais de uma escola
pública no município de São Leopoldo (RS), a partir de um estudo de caso de
abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa pós-crítica em educação. A
produção dos dados incluiu entrevistas narrativas com professores e o responsável
pela biblioteca escolar, questionários com gestores e observações no campo
empírico. Descreve perspectivas teóricas sobre práticas de leitura, educação, escola
e contemporaneidade e gestão educacional. Os dados produzidos foram
categorizados, descritos e analisados a partir do movimento de bricolagem
metodológica. As análises revelaram que as práticas de leitura predominantes
envolvem textos curtos e de fácil acesso, mas, algumas iniciativas docentes
demonstram preocupação com o desenvolvimento da criticidade, imaginação e
prazer na leitura. A gestão educacional emerge como elemento-chave para
impulsionar mudanças significativas, garantindo o acesso ao livro e incentivando
práticas leitoras literárias e formativas. A pesquisa apresenta, ainda, uma proposta
interventiva, que consiste na criação de um Ateliê Literário como formação
continuada para professores da rede municipal, com o objetivo de fortalecer a
formação docente e promover práticas de leitura mais críticas e literárias. O estudo
contribui para o debate sobre a formação leitora literária na escola e reforça a
importância da formação de professores para que a leitura exerça seu potencial
(trans)formador na educação.