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Trabalho docente e saúde mental de professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil: análises a partir da Psicologia Positiva

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Autor Santos, Anelise Schaurich dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0041030122645107;
Orientador Monteiro, Janine Kieling;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Trabalho docente e saúde mental de professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil: análises a partir da Psicologia Positiva;
Resumo Os professores do ensino privado são uma categoria profissional exposta a intensas demandas, as quais seguidamente não são acompanhadas por recursos laborais suficientes para atendê-las. Isso pode fazer com que os educadores adoeçam, o que ajuda a explicar o fato da maioria dos estudos com o público enfocar os aspectos negativos do trabalho docente. A fim de auxiliar na superação da perspectiva centrada no adoecimento mental dessa categoria, esta tese objetivou analisar a influência das características pessoais, das demandas laborais e dos recursos laborais no bem-estar subjetivo de professores atuantes em instituições de ensino privadas do Rio Grande do Sul/Brasil. Ela está organizada em três estudos. O primeiro é um estudo qualitativo focado nos recursos laborais que contribuem para a otimização do bem-estar docente. O segundo é um estudo quantitativo que, ao examinar características pessoais, Demandas e Recursos Laborais presentes no trabalho docente, possibilitou verificar indicativos do perfil de educadores mais e menos saudáveis mentalmente. Já o terceiro estudo, também quantitativo, visou conhecer, as relações entre saúde mental, Demandas e Recursos Laborais, Engajamento no Trabalho e características pessoais do público estudado. A partir dos resultados dos três estudos, há indicativos que o principal recurso laboral para enfrentamento de dificuldades no trabalho docente é o estabelecimento e a manutenção de relações positivas com colegas, superiores e alunos. Sugere-se a elaboração e realização de intervenções para professores do ensino privado a partir dos referencias da Psicologia Positiva, a fim de fortalecer as forças pessoais dos educadores e os aspectos saudáveis do trabalho docente.;
Abstract Private education teachers are a professional category exposed to intense demands, which often are not accompanied by sufficient job resources. This can make educators sick, which helps explain the fact that most studies with this category focus on the negative aspects of teaching work. In order to help overcome the mental illness perspective in this category, this thesis aimed to analyze the influence of personal characteristics, job demands and job resources on the subjective wellbeing of teachers from private educational institutions in Rio Grande do Sul/Brazil. It is organized in three studies. The first is a qualitative study focused on job resources that contribute to the optimization of teacher wellbeing. The second is a quantitative study that, examining personal characteristics, Job Demands-Resources present in teaching work, verified the profile of educators more and less mentally healthy. The third study, also quantitative, aimed to know the relationships between mental health, Job Demands-Resources, Work Engagement and personal characteristics of teachers. There are indications that main job resource to face difficulties in teaching work is the establishment and maintenance of positive relationships with colleagues, managers and students. It is suggested the development and implementation of interventions for private education teachers from the references of Positive Psychology, in order to strengthen the personal strengths of educators and the healthy aspects of teaching work.;
Palavras-chave Psicologia positiva; Recursos laborais; Demandas laborais; Bem-estar docente; Trabalho docente; Positive psychology; Job resources; Job demands; Teacher wellbeing; Teaching work;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-06-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13787;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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