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Entre mulheres empoderadas e empresas poderosas: uma análise das práticas profissionais das streamers feministas de videogames no Brasil

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Autor Blanco, Beatriz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4159099319524478;
Orientador Bonin, Jiani Adriana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
Co-orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Entre mulheres empoderadas e empresas poderosas: uma análise das práticas profissionais das streamers feministas de videogames no Brasil;
Resumo Esta tese propõe entender as táticas comunicacionais das streamers de games no Brasil que se posicionam como feministas por meio de seus relatos pessoais sobre o tema, considerando como as suas interações com o público, suas condições de trabalho nas plataformas de mídias digitais e sua necessidade de parcerias comerciais impactam seus posicionamentos políticos e estratégias de comunicação. Por meio de uma proposta metodológica que combina entrevistas narrativas (Rosenthal, 2014) e análise de enquadramentos e narrativas (Creed et al., 2002; Webb, Mallon, 2007), contextualizadas em uma perspectiva interseccional (Carrera, 2021; Hill Collins, 2000), foram coletados e analisados os relatos de sete streamers de games que se apresentam publicamente como feministas. A categorização resultante desta análise mostra que as práticas comunicacionais destas profissionais são estruturadas por táticas de resiliência e melancolia (James, 2015; McRobbie, 2020), em que as influenciadoras tentam reverter os danos sofridos pelas agressões machistas a que são expostas por meio da visibilidade e da resistência à curadoria algorítmica.;
Abstract This thesis aims to understand the communication tactics employed by Brazilian gaming streamers who openly identify as feminists through their personal narratives, considering their relationships with their audiences and commercial partners within the context of the digital platforms’ working environment. Through a methodological approach that combines narrative interviews (Rosenthal, 2014) and narrative and framing analysis (Creed et al., 2002; Webb, Mallon, 2007) in an intersectional perspective (Creed et al., 2002; Webb, Mallon, 2007), seven interviews were conducted with feminist gaming streamers. The categories identified in this analysis show that these professionals’ communication practices are structured around resilience and melancholy tactics (James, 2015; McRobbie, 2020), since the influencers try to reverse the damage of the exposure to sexist harassment through visibility and resistance to the algorithmic curatorship.;
Palavras-chave Streamers de games; Feminismo; Plataformas; Cultura gamer; Gaming streamers; Feminism; Digital activism; Platforms; Gaming culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-09-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13858;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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