RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Do indicial ao algorítmico: promptografia e a era das máquinas de imagens generativas IA na construção de mundos possíveis

Mostrar registro simples

Autor Franzoloso, Luis Fernando;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4041373722329748;
Orientador Henn, Ronaldo Cesar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5890836961761762;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Do indicial ao algorítmico: promptografia e a era das máquinas de imagens generativas IA na construção de mundos possíveis;
Resumo Esta tese investiga como as máquinas de imagens generativas, baseadas em Inteligência Artificial (IA), podem criar mundos possíveis que ultrapassam a indexicalidade tradicional da fotografia, analisando as implicações epistemológicas desses novos regimes de verossimilhança. Partindo do pressuposto de que a fotografia, historicamente, esteve vinculada a um referente físico que garantia seu estatuto de verdade, examina-se como a simulação algorítmica reconfigura a relação entre o real, o fabricado e o imaginário, estabelecendo novas formas de credibilidade visual. O estudo busca compreender não apenas os fundamentos técnicos — algoritmos, arquiteturas de aprendizado de máquina e bancos de dados — que sustentam esses sistemas, mas também como a agência humana se transforma, migrando do ato fotográfico para a operação de prompts e a curadoria de resultados. A pesquisa caracteriza a ontologia das imagens generativas, contrastando seu processo de “engendramento” com o paradigma indexical da fotografia, e avalia de que modo a ausência de conexão direta com um referente físico desafia noções de autenticidade e verdade. Ao articular análise técnica e reflexão conceitual, investiga-se como a produção algorítmica de imagens expande os limites da imaginação humana, gerando repertórios visuais inéditos que mesclam códigos estéticos e referências culturais. Ao discutir as implicações epistemológicas da imagem-ficção produzida por IA, a tese propõe que esses novos mundos possíveis constituem não apenas um fenômeno tecnológico, mas também uma transformação cultural que demanda a revisão de paradigmas teóricos e críticos sobre imagem, verossimilhança e conhecimento visual no contexto contemporâneo. Por fim, argumenta-se que compreender essa nova ecologia das imagens exige um olhar interdisciplinar, capaz de integrar teoria da imagem, filosofia da tecnologia e ciência de dados. Ao reconhecer que a visualidade contemporânea se constrói na intersecção entre agência humana e operação algorítmica, esta pesquisa busca oferecer subsídios teóricos e críticos para pensar o papel da imagem generativa na construção de artefatos visuais. Ao analisar nosso corpus, conclui-se que as imagens generativas não apenas expandem os modos de imaginar, mas instauram regimes de visualidade em que a criação de mundos possíveis se converte em prática coletiva, poética e epistêmica, tensionando fronteiras entre real e ficcional.;
Abstract This thesis investigates how generative image machines, based on Artificial Intelligence (AI), can create possible worlds that go beyond the traditional indexicality of photography, by analyzing the epistemological implications of these new regimes of verisimilitude. Starting from the assumption that photography has historically been linked to a physical referent that guaranteed its status of truth, the study examines how algorithmic simulation reconfigures the relationship between the real, the fabricated, and the imaginary, establishing new forms of visual credibility. The research seeks to understand not only the technical fundamentals — algorithms, machine learning architectures, and databases — that support these systems, but also how human agency is transformed, migrating from the photographic act to the operation of prompts and the curation of results. The study characterizes the ontology of generative images, contrasting their “engendering” process with the indexical paradigm of photography, and evaluates how the absence of a direct connection to a physical referent challenges notions of authenticity and truth. By articulating technical analysis and conceptual reflection, the research investigates how the algorithmic production of images expands the limits of human imagination, generating unprecedented visual repertoires that blend aesthetic codes and cultural references. By discussing the epistemological implications of the AI-produced imagefiction, the thesis proposes that these new possible worlds constitute not only a technological phenomenon but also a cultural transformation that demands the revision of theoretical and critical paradigms about image, verisimilitude, and visual knowledge in the contemporary context. Finally, it is argued that understanding this new ecology of images requires an interdisciplinary perspective, capable of integrating image theory, philosophy of technology, and data science. By recognizing that contemporary visuality is built at the intersection of human agency and algorithmic operation, this research seeks to offer theoretical and critical subsidies to think about the role of the generative image in the construction of visual artifacts. By analyzing our corpus, it is concluded that generative images not only expand the modes of imagining but also establish regimes of visuality in which the creation of possible worlds is converted into a collective, poetic, and epistemic practice, pushing the boundaries between real and fictional.;
Palavras-chave Imagem; Máquinas de imagens; Inteligência artificial; Mundos possíveis; Promptografia; Image; Image machines; Artificial intelligence; Possible worlds; Promptography;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-10-06;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13859;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística