| Autor | Flores, Mateus Soares; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7615922633554598; |
| Orientador | Ramirez, Hernan Ramiro; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3958588915779963; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Justiça e economia: ética, economia e normatividade no pensamento de Amartya Sen; |
| Resumo | Este trabalho visa a refletir sobre os problemas que envolvem questões de injustiças econômicas existentes. Dado a as características do mundo atual, com suas mudanças rápidas e questões cada vez mais complexas, teorias normativas adequadas se fazem necessárias para que possamos refletir e encontrar soluções razoáveis a diversas situações que envolvem questões éticas e econômicas que necessitam de reflexões mais profundas e análises mais objetivas. Nesse sentido, este trabalho visa a analisar as concepções de justiça e o pensamento econômico elaboradas por Amartya Sen, economista e filósofo indiano, amplamente reconhecido por suas contribuições à teoria econômica do desenvolvimento, à filosofia política e à ética. Para os propósitos deste trabalho, será analisada sua concepção de justiça tal como foi elaborada em sua obra A ideia de justiça (2009). Na primeira parte deste trabalho, procurou-se evidenciar as principais características e fundamentos desta teoria, bem como apontar as vantagens desta em relação às concepções de justiça precedentes. A estrutura argumentativa do autor parte do pressuposto de que uma teoria racional e razoável deve servir de base para questões de racionalidade prática. Para isso, é necessário que ela seja capaz de fornecer tanto critérios de avaliação objetivos, que ajudem a identificar as injustiças existentes, quanto de refletir sobre os meios adequados para a redução das diferentes injustiças e a expansão das situações de justiça. Tal argumentação faz com que o filósofo indiano siga por um caminho diretamente oposto às concepções de justiça mais tradicionais, que têm o seu foco em procurar e determinar uma caracterização das sociedades e instituições perfeitamente justas. Da mesma maneira, neste trabalho, na sua segunda e terceira parte, busca-se analisar e refletir sobre algumas características do pensamento econômico seniano Para isso, iremos nos concentrar nas obras , Sobre Ètica e Economia (SEN, 1976), Desenvolvimento como Liberdade (SEN, 1998) e artigos e dissertações de comentadores. Basicamente, na segunda parte argumento que o pensamento econômico apresentado pelo filósofo indiano, se diferencia de muitas visões econômicas mais tradicionais que reduzem a avaliação da economia por meio de sua eficiência e criação de riqueza e que entendem tais mecanismos como autossuficientes. Por fim, analisamos como a obra seniana fornece enquadramento normativos razoáveis na avaliação de problemas de problemas de justiça econômica.; |
| Abstract | This paper aims to reflect on the problems involving existing economic injustices. Given the characteristics of the current world, with its rapid changes and increasingly complex issues, adequate normative theories are necessary so that we can reflect and find reasonable solutions to various situations that involve ethical and economic matters requiring deeper reflection and more objective analysis. In this sense, this paper seeks to analyze the conceptions of justice and the economic thought developed by Amartya Sen, an Indian economist and philosopher widely recognized for his contributions to development economics, political philosophy, and ethics. For the purposes of this study, his conception of justice as presented in his work The Idea of Justice (2009) will be analyzed. In the first part of this work, the main characteristics and foundations of this theory are highlighted, as well as its advantages in relation to preceding conceptions of justice. The author’s argumentative structure is based on the premise that a rational and reasonable theory must serve as a basis for matters of practical rationality. For this, it must be capable of providing both objective evaluation criteria that help identify existing injustices and of reflecting on appropriate means for reducing various injustices and expanding situations of justice. This line of argument leads the Indian philosopher to take a path directly opposed to more traditional conceptions of justice, which focus on seeking and determining a characterization of perfectly just societies and institutions. Likewise, in the second and third parts of this work, the aim is to analyze and reflect on certain characteristics of Sen’s economic thought. To this end, we will focus on the works On Ethics and Economics (Sen, 1976), Development as Freedom (Sen, 1998), as well as articles and dissertations by commentators. Essentially, the second part argues that the economic thought presented by the Indian philosopher differs from many more traditional economic views that reduce the evaluation of the economy to its efficiency and wealth creation, treating such mechanisms as self-sufficient. Finally, we analyze how Sen’s work provides reasonable normative frameworks for the evaluation of problems of economic justice.; |
| Palavras-chave | Justiça; Pensamento econômico; Amartya Sen; Justice; Economic thought; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2025-07-20; |
| Agência de fomento | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13919; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |