| Autor | Nörnberg, Nara Eunice; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/9476778019643656; |
| Orientador | Forster, Mari Margarete dos S.; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Aprendiz de professor de borboletas no espaço/tempo da memória: (re)conhecendo trajetórias de docentes na educção rural; |
| Resumo | A presente investigação teve como objetivo central compreender os processos formativos vividos e constitutivos do estar/ser professor leigo/rural no município de Canguçu/RS. Analisou a formação de quatro professores, a partir do próprio sujeito-professor, da (re)constituição de sua trajetória pessoal e profissional para além dos espaços e dos muros da institucionalização. A investigação teve caráter qualitativo e utilizou-se dos pressupostos metodológicos da “Rede de Significações”, com destaque para os circunscritores: Pessoa/sujeito o Eu Pré-profissional, Pessoa/sujeito o Eu Profissional; Diálogo entre os pares; A formação através de cursos/programas; Contexto meio; Sentido/significado de estar/ser professor. O referencial teórico-metodológico central apoiou-se em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Kátia Amorim, Paulo Freire, Walter Benjamim, Boaventura de Sousa Santos, Pierre Bourdieu, Antônio Gramsci, Antonio Nóvoa, Murice Tardif, Maria Isabel da Cunha, Jorge Larrosa, Valeska Fortes de Oliveira, Abdala,; |
| Palavras-chave | diálogo entre os pares; estar/ser professor; eu pré-profissional; eu profissional; memória educativa; práticas pedagógicas; rede de significações; formação de professores leigos/rurais; being/being teacher; dialogue between pairs; educational memory; net of meanings; pedagogic practices; pre-professional self-being; professional self-being; background of lay/rural teachers; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2008-11-17; |
| Agência de fomento | Bolsa para curso e programa de Pós Graduação; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2084; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |