| Autor | Carlos, Lígia Cardoso; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/6058487579514784; |
| Orientador | Forster, Mari Margarete dos S.; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0946175067372667; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência; |
| Resumo | A tese tomou como objeto de estudo uma turma do Programa Especial para Formação de Professores em Serviço vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Teve como questão inicial de pesquisa saber como foi possível conseguir transformações no senso comum fortalecido pelas práticas de escolarização e de docência das professoras discentes do curso. A questão delimitou um campo de análise e inseriu-se no propósito de compreender e dar visibilidade a um processo de êxito no que se referia às expectativas dos grupos envolvidos. Quanto à coleta de dados, foram privilegiados textos escritos pelas alunas durante o curso de formação e entrevistas narrativas que permitiram reconstruir determinados acontecimentos a partir da perspectiva individual. A análise foi feita dentro da estratégia do estudo de caso, com a utilização de princípios da análise de conteúdos. As unidades de análise ― leitura, escrita e participação ― foram consideradas como dispositivos de formação com capacidade; |
| Palavras-chave | experiência docente; formação em serviço; teoria-prática; formação de professores; in-service education; teacher experience; theory-practice; teacher formation; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2010-02-18; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |