| Autor |
Paes, Fabiano Pures; |
| Orientador |
Paiva, Ely Laureano; |
| Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3266145095735910; |
| Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição |
UNISINOS; |
| País da instituição |
Brasil; |
| Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
| Idioma |
pt_BR; |
| Título |
Análise da relação entre gestão da qualidade e estratégia organizacional; |
| Resumo |
Esta pesquisa analisou as práticas relacionadas à Gestão da Qualidade e como estas estão alinhadas à estratégia da empresa, possibilitando a criação de competências organizacionais. Como modelo teórico de análise, identificaram-se elementos e categorias relacionadas a uma proposta de Gestão Estratégica da Qualidade, a partir de revisão da literatura. O método de pesquisa baseou-se em estudos de caso conduzidos em duas empresas de grande porte do setor automotivo, localizadas no Rio Grande do Sul. A pesquisa de campo relata as percepções dos gerentes sobre como o tema é desenvolvido em suas organizações. Tal orientação possibilitou o diagnóstico das práticas da Gestão da Qualidade e suas possíveis ligações com a estratégia. Os resultados indicam que as empresas estudadas possuem foco preferencial na melhoria contínua, possivelmente pelo seu histórico na área de qualidade. Ações claras que liguem a estratégia com a Gestão da Qualidade ainda estão em curso, sendo que ações visando identificar e criar competência; |
| Palavras-chave |
competências; estrátegia; estratégia organizacional; gestão estratégica da qualidade; |
| Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
| Tipo |
Dissertação; |
| Data de defesa |
2004-09-23; |
| Agência de fomento |
Nenhuma; |
| Direitos de acesso |
openAccess; |
| URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2788; |
| Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |