| Autor | Lima, Roberta Bergamo; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3240023133284908; |
| Orientador | Benetti, Silvia Pereira da Cruz; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/0407402722919216; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Saúde; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização; The fairy tale’s dispositif on clinical with children with symbolization loss; |
| Resumo | Esta dissertação, ‘O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização’ tem como objetivo discutir a utilização dos contos de fadas como possibilidade de intervenção na clínica psicanalítica infantil, especialmente nas situações associadas a falhas no processo de simbolização. Esse déficit está presente em todas aquelas situações onde há a impossibilidade de elaboração dos sentimentos através do pensamento e das palavras, ficando prejudicadas as formas de expressão. Para o entendimento do processo de simbolização, bem como de seu déficit, apoiamo-nos na teoria de desenvolvimento emocional de Winnicott, que considera que a partir da interação mãe-bebê surge a possibilidade de desenvolvimento simbólico. Dessa maneira, na presença de um cuidador atento, interessado e emocionalmente engajado, o bebê pode constituir seu espaço psíquico. Por sua vez, os contos de fadas podem ser considerados como um cenário, onde a criança pode simbolizar seus conflitos e, portanto, nutrir se; |
| Palavras-chave | consultas terapêuticas; déficit de simbolização; espaço potencial; psicanálise; contos de fadas; psychoanalysis; space potential; symbolization loss; therapeutic consultations; fairy tales; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2010-04-05; |
| Agência de fomento | Banco Santander / Banespa; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2907; |
| Programa | Programa de Pós Graduação em Psicologia; |