| Autor | Land, Bruna Roberta; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3579760906403263; |
| Orientador | Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4957174324778567; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Saúde; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Bullying, estilos parentais e socio-cognições; |
| Resumo | Este trabalho se propôs a estudar e investigar o processo de bullying, sóciocognições e estilos parentais de 221 crianças de 09 a 14 anos, regularmente matriculadas em duas escolas públicas da cidade de Novo Hamburgo, RS. Os participantes responderam a uma escala sobre sua percepção acerca dos estilos parentais e outra que investigava atribuições causais (sócio-cognições) relacionadas aos relacionamentos interpessoais no contexto escolar. Também tiveram que eleger colegas que julgassem agressivos, agressores no bullying, pró-sociais, vitimizados (bullying) e isoladas ativamente a partir de uma escala com afirmações acerca de condutas típicas destes grupos. A partir destes dados, levantaram-se as frequências com que as crianças foram referidas pelos seus colegas e amostra foi dividida em quatro grupos de crianças (Agressores, Socialização, Isolado e Vitimazação). As correlações entre variáveis mostram que as subescala Agressividade está correlacionada positivamente com as subescalas de Vitimização e Socialização. Este dado significa que crianças agressivas são percebidas como sociáveis, porém também podem tornar-se vítimas do bullying. A subescala de Isolamento está correlacionada positivamente com a subescala Vitimização, o que mostra que ser vítima aumenta o isolamento social e reforça assim os papéis do bullying. Testes T de Student calculados mostram que a agressividade foi maior entre as meninas do que entre os meninos, indo de encontro à literatura existente. Quanto aos Estilos Parentais, quando percebidos como positivos pelas crianças estão também associados a comportamentos de socialização e menos chance destes jovens tornarem-se vítimas de bullying, corroborando a literatura existente. Foram encontradas correlações positivas entre sócio-cognições e estilos parentais. Este dado demonstra que os pais participam ativamente da formação das crenças e cognições de seus filhos, positivamente ou negativamente. Esses dados podem ajudar a pensar em políticas públicas para o enfrentamento e prevenção ao bullying, como no trabalho em clínicas particulares, enfatizando o trabalho com as famílias de vítimas e agressores desta violência.; |
| Palavras-chave | Estilos parentais; Sócio-cognições; Bullying; Parenting styles; Socio-cognitions; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2011; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4334; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |