Resumo |
Por ser uma tecnologia de saúde de alto custo, a gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) em hospitais é complexa devido às suas múltiplas modalidades de comercialização. Desta forma, conhecer processos e dificuldades da contabilização destes produtos na instituição de saúde estudada, se torna importante para a gestão da comercialização denominada Fatura Direta com a Operadora de Plano de Saúde, onde os fornecedores entregam as próteses para os hospitais e efetuam a cobrança diretamente nas Operadoras. Diante disso, este trabalho tem como pergunta tema como o uso do monitoramento em tempo real de atividades (Business Activity Monitoring – BAM) e o gerenciamento de regras de negócio via sistema pode agregar valor na gestão de processos de comercialização de OPME, considerando a realidade do hospital estudado. O texto tem por objetivo avaliar a adoção do monitoramento de processo de negócio em tempo real (BAM) em processos de gestão administrativa, no contexto de comercialização de OPMEs, visando avaliar impactos e situações excepcionais monitorados pela ferramenta Sentinela, por meio de medições e controles dos processos. Este estudo de caso qualitativo, uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, teve como base a análise documental para captação de informações sobre a gestão do OPME, a fim de apresentar os sub processos foco do estudo, a captação de informações
quantitativas e temporais dos sub processos, como forma de avaliação do
monitoramento existente. Através desta pesquisa foi possível concluir que a
utilização de prática de BPM e a implementação do BAM agregam valor ao negócio
ao qualificar as informações geradas pelo sistema ERP, para que os desvios e
falhas nas instâncias do processo não distorçam os números analisados. O desenho
dos processos integrados e a análise dos tempos entre os processos estudados
permitiu identificar o cerne do problema de contabilização. A análise de um processo
em relação a outros foi uma contribuição importante da utilização do BPM no
gerenciamento dos processos de negócio. O emprego da ferramenta BAM, mostrase
um recurso poderoso e amplia a atuação estratégica do setor de TI junto às áreas
de negócio. Por fim, este texto contribui mostrando o potencial de utilização do BPM
em profundidade nos processos que regem o curso do OPME, entre outros.; |