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Autor Kerckhoff, Ana Paula;
Orientador Souza, Marcos Leandro Hoffmann;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2420878841218342;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Market basket analysis utilizando data mining;
Resumo Uma imensa quantidade de dados vem sendo coletada e armazenada pelas empresas ano após ano. No entanto, a maioria deles não está sendo analisada de forma a potencializar o negócio. O Data Mining é uma ferramenta que tem por objetivo analisar bases de dados e extrair informações úteis para gerar insights e auxiliar os gestores na tomada de decisões. Relacionada a este tema, esta monografia teve como objetivo encontrar regras de associação entre itens frequentes, analisando uma base de dados de um supermercado, a partir da Análise da Cesta de Compras. Para isso, estruturou-se uma estratégia de extração, tratamento e carregamento de dados, e foi desenvolvido um modelo computacional para ser utilizado no software R para aplicação do algoritmo apriori. Seguindo o modelo, foram encontrados os itens mais frequentes da base de dados, bem como as regras de associação e, a partir dos resultados obtidos, foram propostos quatro combos de venda para o supermercado. O estudo comprovou que a ferramenta pode se tornar uma grande aliada para tomar decisões mais assertivas para o negócio. Este trabalho pode ser utilizado como base para outras pesquisas e, além disso, disponibiliza um modelo que pode ser replicado em diferentes segmentos.;
Abstract A huge amount of data has been collected and stored by companies year after year. However, most of them are not being analyzed in order to boost the business. Data Mining is a tool that is a tool that aims to analyze databases and extract useful information to generate insights and assist managers in decision making. Related to this topic, this monograph had as objective to find rules of association between frequent items, analyzing a database of a supermarket, from the Market Basket Analysis. For this, a strategy of extraction, treatment and loading of data was structured, and a computational model was developed to be used in software R for apriori algorithm application. Following the model, the most frequent item from the database were found, as well as the association rules and, from the results, four sales combos were proposed for the supermarket. The study has proven that the tool can become a great ally to make more assertive decisions for the business. This work can be used as a basis for further research and, in addition, provides a model that can be replicated in different segments.;
Palavras-chave Data mining; Market basket analysis; Regras de associação; Algoritmo apriori; Supermercado; Association Rules; Apriori algorith; Supermarket;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11606;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia de Produção;


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