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Eficiência na educação: uma análise exploratória entre os municípios do Rio Grande do Sul e Sobral com a aplicação da análise envoltória de dados (DEA)

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Autor Silva, Katia Maete Rodrigues da;
Orientador Piran, Fabio Antonio Sartori;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4815442167816162;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Eficiência na educação: uma análise exploratória entre os municípios do Rio Grande do Sul e Sobral com a aplicação da análise envoltória de dados (DEA);
Resumo Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise exploratória da eficiência das escolas municipais da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, e comparar as escolas de melhor desempenho com as escolas de Sobral no Ceará, consideradas referências nacionais. A análise foi feita buscando identificar quais os recursos das escolas estão mais relacionados ao desempenho dos alunos e quais as escolas fazem melhor uso dos seus recursos. O universo da pesquisa compreende 421 municípios do Rio Grande do Sul, e o município de Sobral, visto que foram excluídos aqueles que não apresentaram os dados no período analisado, que compreende os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Para a execução do estudo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para análise de trabalhos existentes e, posteriormente, uma consulta aos bancos de dados do Inep, Saeb e Finanças Brasil (Finbra). A análise da eficiência foi feita através da aplicação do método da Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo VRS (BCC), orientado a output. O modelo aplicado buscou contemplar variáveis que avaliam parâmetros como recursos, investimentos e formação do corpo docente. Os resultados apontam a eficiência média das mesorregiões, assim como evidenciam que não existe uma relação direta entre eficiência e recursos ou investimentos. Os resultados apresentados no retorno variável de escala estimam que os municípios são tecnicamente eficientes, mas operam aplicando recursos excessivos.;
Abstract This work aims to obtain an exploratory analysis of the efficiency of municipal schools in the public network of the state of Rio Grande do Sul, and to compare them as schools with better performance, with the schools of Sobral in Ceará, national reference. An analysis was carried out, seeking to identify which schools' resources are more related to student performance and which schools make better use of their resources. The research universe comprises 421 municipalities in Rio Grande do Sul, and the municipality of Sobral, since they were excluded who do not awaken the data in the analyzed period, which comprises the years 2016, 2017, 2018 and 2019. For the execution of the study, a systematic review of the literature was requested to analyze existing works and later, a consultation to the databases of Inep, Saeb and Finance Brazil (Finbra). The efficiency analysis was done through the application of the Data Envelopment Analysis (DEA) method in the VRS (BCC) model, oriented to output. The applied model sought to contemplate variables that evaluate parameters such as resources, investments and training of the faculty. The results show the average efficiency of the mesoregions, as well as showing that there is no direct relationship between efficiency and resources or investments. The results do not provide a scale-to-scale response, they estimate that municipalities are technically efficient, but they operate by applying excessive resources.;
Palavras-chave Análise envoltória de dados; Educação; Ensino fundamental; Rio Grande do Sul; Sobral; Eficiência; Data envelopment analysis; Education; Elementary school; Efficiency; Investment;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11622;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia de Produção;


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