RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A gestão de processos de negócio (BPM) no alinhamento estrégico das vendas no setor de fluídos refrigerantes

Mostrar registro simples

Autor Azambuja, Pedro Casagrande de;
Orientador Veit, Douglas Rafael;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0207537000848000;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A gestão de processos de negócio (BPM) no alinhamento estrégico das vendas no setor de fluídos refrigerantes;
Resumo Para acompanhar as mudanças do mercado e a alta competitividade nas vendas, as organizações necessitam conhecer seus processos, monitorando sua execução e promovendo a melhoria contínua. Este gerenciamento tem o objetivo de alinhar os processos de negócio à estratégia organizacional buscando o atingimento dos objetivos estratégicos. O BPM é uma ferramenta que visa a exploração dos processos de negócio potencializando sua execução através da priorização das ações e recursos envolvidos. Relacionado a este tema, esta monografia tem o objetivo de analisar as possíveis contribuições da Gestão de Processos de Negócio (BPM) na difusão da estratégia de vendas no setor de fluídos refrigerantes, entendendo a particularidade do setor e evidenciando os benefícios obtidos com a ferramenta. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa-ação norteada por metodologias de implementação do BPM encontradas na literatura. Para isso, primeiramente é apresentado os problemas e objetivos desta pesquisa acompanhados das justificativas, delimitações e revisão da literatura. Após esta elucidação foi iniciado o ciclo de vida BPM seguindo os passos definidos no BPM CBOK (ABPMP, 2013). A implementação se inicia com a fase de planejamento referente a contextualização do negócio, seguida pela análise onde o processo crítico foi identificado e sua escolha justificada. O desenho das atividades foi realizado, expondo os problemas encontrados no mapeamento. As ponderações dos profissionais envolvidos foram utilizadas para o mapeamento futuro onde foram apresentadas as sugestões de melhoria. Para que as mudanças sejam possíveis, é sugerido a utilização de um sistema BPMS bem como a definição de novos indicadores de desempenho. Finalizada a implementação, foi aplicado um questionário com os atores do processo onde os principais benefícios percebidos foram destacados e as possíveis melhorias foram sugeridas. O presente trabalho apresenta uma aplicação prática dos conceitos de BPM encontrados na literatura, auxiliando na disseminação da ferramenta frente às mais diversas organizações em crescimento ou importadoras de comodities.;
Palavras-chave Business process management; Gestão de processos de negócio; Alinhamento estratégico; Benefícios BPM; Fluídos refrigerantes;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-07;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11631;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia de Produção;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística