RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Comparativo entre duas metodologias de ensino envolvendo experimentação para aulas de física do ensino médio

Mostrar registro simples

Autor Michel, Alessandro Rafael;
Orientador Klein, Cândida Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8599192488692770;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Comparativo entre duas metodologias de ensino envolvendo experimentação para aulas de física do ensino médio;
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo sobre a comparação do desempenho e eficácia da aplicação de duas metodologias distintas de ensino de Física, cujas unidades de ensino tratam do tema hidrostática, e possuem foco na aprendizagem do aluno. Embasando-se nas teorias Ausubeliana e Vygotskyana, os planos de ensino de cada unidade são diferentes em sua metodologia. Enquanto uma metodologia contempla aulas expositivas dialogadas, utilizando o experimento como desfecho para compreensão, fixação e revisão de conceitos, a outra apresenta-o no início de cada aula, e constrói o conhecimento dos alunos a partir das observações, discussões e análises feitas. A comparação metodológica, baseada no desempenho dos alunos em provas, além da análise da evolução do mapa conceitual do conhecimento de cada turma, construído a partir de respostas coletadas mediante a aplicação de um questionário, cria a possibilidade de verificação da existência de uma metodologia mais eficaz. Os resultados desta pesquisa mostram que ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, atingindo um desempenho muito semelhante nas avaliações propostas. Além disso, mostram que as vantagens de cada método, se bem utilizadas em situações específicas, podem potencializar a aprendizagem significativa do aluno, de acordo com o objetivo da aula;
Palavras-chave Aprendizagem Significativa; Mapa Conceitual; Ensino Aprendizagem;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-06-27;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11741;
Nivel Graduação;
Curso Física;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística