metadataTrad.dc.contributor.author |
Michel, Alessandro Rafael; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Klein, Cândida Cristina; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8599192488692770; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Comparativo entre duas metodologias de ensino envolvendo experimentação para aulas de física do ensino médio; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a comparação do
desempenho e eficácia da aplicação de duas metodologias distintas de ensino de
Física, cujas unidades de ensino tratam do tema hidrostática, e possuem foco na
aprendizagem do aluno. Embasando-se nas teorias Ausubeliana e Vygotskyana, os
planos de ensino de cada unidade são diferentes em sua metodologia. Enquanto
uma metodologia contempla aulas expositivas dialogadas, utilizando o experimento
como desfecho para compreensão, fixação e revisão de conceitos, a outra
apresenta-o no início de cada aula, e constrói o conhecimento dos alunos a partir
das observações, discussões e análises feitas. A comparação metodológica,
baseada no desempenho dos alunos em provas, além da análise da evolução do
mapa conceitual do conhecimento de cada turma, construído a partir de respostas
coletadas mediante a aplicação de um questionário, cria a possibilidade de
verificação da existência de uma metodologia mais eficaz. Os resultados desta
pesquisa mostram que ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens,
atingindo um desempenho muito semelhante nas avaliações propostas. Além disso,
mostram que as vantagens de cada método, se bem utilizadas em situações
específicas, podem potencializar a aprendizagem significativa do aluno, de acordo
com o objetivo da aula; |
metadataTrad.dc.subject |
Aprendizagem Significativa; Mapa Conceitual; Ensino Aprendizagem; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2019-06-27; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11741; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Física; |