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Ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia de Covid-19: representações de professoras sobre o seu trabalho e a sua formação

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Autor Schmidt, Bruno Scienza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1661409105762899;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia de Covid-19: representações de professoras sobre o seu trabalho e a sua formação;
Resumo A pandemia de COVID-19 e o distanciamento social dela decorrente impactaram diretamente o trabalho do professor. Docentes de todo o mundo se viram diante da necessidade de ressignificar as suas práticas didáticas considerando o contexto de aulas remotas, sem a presença física do aluno e do professor na escola. Nesse sentido, o presente estudo procura analisar as representações de professoras de Língua Portuguesa a respeito do desenvolvimento de propostas envolvendo as práticas de linguagem previstas pela BNCC (BRASIL, 2018), especialmente a escrita, em contexto de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia de COVID-19. A sustentação teórica utilizada nesta pesquisa se encontra, majoritariamente, nos estudos desenvolvidos dentro do quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (1999, 2006a, 2008) e colaboradores. Essa escolha permitiu a identificação e a análise do agir docente a partir de textos, uma vez que são nos e pelos textos que se constrói conhecimentos sobre o trabalho do professor. Além disso, este estudo se apoia, também, em recentes estudos referentes ao ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia (CARVALHO; RIBEIRO, 2020; JUNQUEIRA, 2020), nos estudos acerca do ensino de escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010) e no desenvolvimento de Projetos Didáticos de Gênero - PDG - (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) como dispositivo didático pertinente tanto ao ensino de língua materna quanto à formação docente. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de base qualitativo-interpretativista, centrada na análise de textos-discursos produzidos em situação de formação continuada de professoras de Língua Portuguesa. Na análise desenvolvida, valemo-nos de verbalizações produzidas por duas professoras participantes de um processo de formação continuada em comunidades de desenvolvimento profissional (GUIMARÃES; CARNIN, 2020), procurando identificar pistas linguístico-discursivas a respeito do ensino de língua portuguesa durante a pandemia de Covid-19. A análise empreendida é centralmente desenvolvida a partir do modelo da arquitetura textual (BRONCKART, 2008) e busca explicitar, além do contexto de produção, tipos de discurso e mecanismos de responsabilização enunciativa empregados pelas docentes ao representarem discursivamente o trabalho que desenvolveram ao longo do ano de 2020, quando do período de ensino remoto emergencial. Os resultados sugerem que o trabalho docente em tempos de pandemia se tornou ainda mais desafiador, que a distância física imposta pelo distanciamento social dificulta o agir docente e o acompanhamento por parte do professor do desenvolvimento das atividades discentes. No que concerne ao ensino da escrita, observou-se a presença de diversas lacunas no que à construção de propostas de ensino que estejam em consonância com estudos recentes na área, com documentos oficiais e com os direitos de aprendizagem discente. Tais resultados apontam para a necessidade de seguirmos investindo na formação continuada de professores com o intuito de auxiliá-los na reconstrução das aprendizagens no pós-pandemia.;
Abstract The Covid-19 pandemic and the resulting social distance directly impacted the teacher's work. Teachers from all over the world saw the need to reinvent their teaching practices considering the context of remote classes, without the physical presence of the student and teacher at school. In this sense, the present study seeks to analyze the representations of Portuguese language teachers regarding the development of proposals involving the language practices provided for by the BNCC (BRASIL, 2018), especially writing, in the context of emergency remote teaching caused by the Covid-19 pandemic. The theoretical support used in this research is found, mostly, in studies developed within the methodological theoretical framework of Sociodiscursive Interactionism (ISD) proposed by Bronckart (1999, 2006a, 2008) and collaborators. This choice allowed the identification and analysis of teaching actions based on texts, since it is in and through texts that knowledge about the teacher's work is built. In addition, this study is also supported by recent studies regarding the teaching of Portuguese language in times of pandemic (CARVALHO; RIBEIRO, 2020; JUNQUEIRA, 2020), in studies on the teaching of writing (DOLZ; GAGNON; DEC NDIO, 2010) and in the development of Genre Didactic Projects - PDG - (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) as a didactic device relevant to both mother tongue teaching and teacher training. Methodologically, this is a qualitative-interpretative research, centered on the analysis of texts-discourses produced in a situation of continuing education of Portuguese language teachers. In the analysis developed, we make use of verbalizations produced by two teachers participating in a process of continuing education in professional development communities (GUIMARÃES; CARNIN, 2020), seeking to identify linguistic-discursive clues regarding the teaching of Portuguese language during the pandemic of Covid-19. The analysis undertaken is centrally developed from the model of textual architecture (BRONCKART, 2008) and seeks to explain, in addition to the context of production, types of discourse and mechanisms of enunciative accountability employed by teachers when they discursively represent the work they have developed during the year of 2020, during the emergency remote teaching period. The results suggest that teaching work in times of a pandemic has become even more challenging, that the physical distance imposed by social distancing makes it difficult for teachers to act and monitor the development of student activities. Regarding the teaching of writing,it was observed the presence of several gaps in the construction of teaching proposals that are in line with recent studies in the area, with official documents and with the rights of student learning. These results point to the need to continue investing in the continuing education of teachers in order to assist them in the reconstruction of post-pandemic learning.;
Palavras-chave Trabalho docente; Pandemia de Covid-19; Ensino de Língua Portuguesa; Escrita; Interacionismo sociodiscursivo; Teaching work; Covid-19 pandemic; Portuguese language teaching; Writing; Sociodiscursive interactionism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-08-23;
Agência de fomento Bolsa Unisinos de Apoio à Pesquisa Covid-19;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11917;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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