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A docência e pesquisa em Ciências Sociais na trajetória de Arabela Campos Oliven (1960-2012)

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Autor Barros, Tainá Martins de;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A docência e pesquisa em Ciências Sociais na trajetória de Arabela Campos Oliven (1960-2012);
Resumo A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de investigação o percurso acadêmico da Prof.ª Dra. Arabela Campos Oliven no período entre 1960-2012. O recorte temporal refere se ao marco de início de sua formação acadêmica na graduação em Ciências Sociais no início da década de 1960 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e o limite no ano de 2012 pela sua aposentadoria nas funções de docência na graduação na mesma instituição. O objetivo geral da pesquisa consiste em identificar elementos do percurso intelectual da Prof.ª Dra. Arabela C. Oliven no sentido de produzir uma trajetória que dê a conhecer determinados elementos no processo de constituição da formação, docência e pesquisa em Ciências Sociais entre os anos de 1960-2012. Os objetivos específicos são: Compreender a trajetória de uma professora e pesquisadora que atuou no campo das Ciências Sociais entre os anos de 1960-2012 por meio da análise de documentos orais; analisar, a partir do conceito de “intelectual mediador”, a inserção acadêmica da professora Arabela C. Oliven; e identificar, a partir de sua narrativa, as transformações ocorridas na formação e no ensino de Ciências Sociais. O referencial teórico-metodológico empregado na pesquisa irá articular o conceito de Trajetória a partir de Pierre Bourdieu (1996) e o conceito de Intelectual Mediador a partir de Jean-François Sirinelli (2011, 2013), Claudia Alves (2017, 2019) e Angela de Castro Gomes e Patricia Hansen (2016). O método empregado é a entrevista compreensiva a partir de Jean-Claude Kauffmann (2011) e a História Oral de acordo com o teórico Michael Pollak (1989) e as autoras Diana Vidal (1998) e Luciane Grazziotin (2016). O documento analisado está sob a custódia do “Arquivo Memória FACED” na Universidade Federal no Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre. Tal documento consiste em uma memória arquivada transcrita que a professora e pesquisadora Arabela C. Oliven concedeu ao Arquivo em 2017. O estudo está ancorado na História da Educação e compreendido a partir da História Cultural, por meio de uma abordagem micro-histórica. A pesquisa encontra-se estruturada em 4 capítulos: ‘Introdução’, ‘Apontamentos Teórico-Metodológicos’; ‘A trajetória de Arabela C. Oliven’ e ‘Considerações Finais’. Os resultados da pesquisa demonstraram que Arabela C. Oliven é uma intelectual mediadora, pois foi uma sujeita ativa e produtora de sentidos, movimentou-se entre mediação e criação, produzindo novos produtos culturais. Somado a isso, Arabela também foi vanguardista nas discussões sobre as ações afirmativas e políticas de cotas no cenário acadêmico brasileiro – configurando outro elemento pertinente para considerá-la uma intelectual mediadora.;
Palavras-chave Trajetória; Intelectuais mediadores; História da educação;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-29;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12009;
Nivel Graduação;
Curso Ciências Sociais;


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