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Desenvolvimento de misturas asfálticas contendo material fresado e ligante asfáltico modificado com grafite

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Autor Pereira, Alex Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1676454293636622;
Orientador Modolo, Regina Célia Espinosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4414964356998749;
Co-orientador Moraes, Carlos Alberto Mendes;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2076544554717764;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de misturas asfálticas contendo material fresado e ligante asfáltico modificado com grafite;
Resumo No Brasil, o estudo e o desenvolvimento de misturas asfálticas modificadas são justificados em razão da escassez de matéria prima e do elevado contingente de sintomas patológicos identificados nas rodovias. Dentro deste contexto, o desenvolvimento de novas misturas asfálticas é um assunto que desperta elevado interesse, mas que requer pesquisas mais aprofundadas. Esta pesquisa teve por objetivo geral verificar a viabilidade técnica de utilização de material fresado e ligante asfáltico modificado com grafite como componente de misturas asfálticas. Nela são apresentados e discutidos resultados referentes ao comportamento mecânico de misturas asfálticas produzidas simultaneamente por material reciclado e por ligante modificado utilizando grafite comercial e cominuído em moinho de alta energia. Para atingir os objetivos específicos desta pesquisa, para além da caracterização dos materiais testados (resíduos e grafite) foram produzidas dez composições de concretos asfálticos, sendo elas: CA-REF110, CA-REF120, CA-GRAF210, CAGRAF220, CA-GRAF310, CA-GRAF320, CA-GRAFC410, CA-GRAFC420, CAGRAFC510 e CA-GRAFC520 que foram submetidas aos testes de resistência à tração indireta estática e módulo de resiliência. Os ensaios de resistência mecânica mostraram um comportamento superior nas composições produzidas simultaneamente com material reciclado e ligante modificado com grafite cominuído na ordem de 31,86% e 19,81%, seguido pelo comportamento das misturas produzidas com material reciclado e ligante modificado com grafite comercial na ordem de 66,56% e 84,69% comparada as misturas convencionais. Na avaliação do módulo de resiliência, as misturas CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 e CA-GRAF320 apresentaram módulo de resiliência superior em 9,55%, 12,76%, 17,36% e 17,18%, respectivamente, frente aos concretos convencionais. Enquanto as misturas CAGRAFC410, CA-GRAFC420, CA-GRAFC510 e CA-GRAFC520 evidenciaram um aumento de módulo de resiliência na ordem de 20,77%, 18,39%, 25,39% e 26,74% em comparação às composições de referência, constituindo-se, assim, num forte instrumento para proporcionar melhorias ao setor rodoviário do país. Portanto, os resultados dos ensaios mecânicos evidenciaram um desempenho positivo das misturas asfálticas modificadas. Tal conclusão contribui para ratificar que o emprego do RAP em composições asfálticas pode ser uma alternativa aos agregados convencionais para a produção de misturas asfálticas.;
Abstract In Brazil, the study and development of modified asphalt mixtures are justified due to the scarcity of raw materials and the high number of pathological symptoms identified on the highways. Within this context, the development of new asphalt mixtures is a subject that arouses great interest, but requires further research. The general objective of this research was to verify the technical viability of using milled material and graphite-modified asphalt binder as a component of asphalt mixtures. It presents and discusses results regarding the mechanical behavior of asphalt mixtures produced simultaneously with recycled material and modified binder using commercial graphite and comminuted in a high-energy mill. In order to achieve the specific objectives of this research, in addition to the characterization of the tested materials (waste and graphite), ten asphalt concrete compositions were produced, namely: CA-REF110, CA-REF120, CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 , CA-GRAF320, CAGRAFC410, CA-GRAFC420, CA-GRAFC510 and CA-GRAFC520 that were subjected to static indirect tensile strength and modulus tests. The mechanical resistance tests showed a superior behavior in the compositions produced simultaneously with recycled material and binder modified with comminuted graphite in the order of 31.86% and 19.81%, followed by the behavior of the mixtures produced with recycled material and binder modified with commercial graphite in the order of 66.56% and 84.69% compared to conventional mixtures. In the evaluation of the resilience modulus, the mixtures CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 and CA-GRAF320 presented superior resilience modulus in 9.55%, 12.76%, 17.36% and 17.18%, respectively, compared to conventional concrete. While the mixtures CA-GRAFC410, CAGRAFC420, CA-GRAFC510 and CA-GRAFC520 showed an increase of modulus of resilience in the order of 20.77%, 18.39%, 25.39% and 26.74% compared to the reference compositions, thus constituting a strong instrument to provide improvements to the road sector in the country. Therefore, the results of the mechanical tests showed a positive performance of the modified asphalt mixtures. This conclusion contributes to confirm that the use of RAP in asphalt compositions can be an alternative to conventional aggregates for the production of asphalt mixtures.;
Palavras-chave Mistura asfáltica; Ligante modificado; Grafite; Asphalt mix; Modified linker; Graphite;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12501;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil;


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