Autor |
Fagundes, Paula Lamperti; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3016541930786487; |
Orientador |
Pereira, Giancarlo Medeiros; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0862215016729506; |
Co-orientador |
Trento, Luiz Reni; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2583360622427947; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alavancagem das vendas por cross-selling e up selling por meio de soluções digitais; |
Resumo |
A transformação digital eclodiu nos últimos anos em decorrência da pandemia da COVID-19. As plataformas de vendas on-line surgiram como alternativa e contribuíram para fortalecer a conexão além do ponto de venda físico entre consumidores e marcas. Paralelo a isso, voltou-se a falar em Metaverso, um possível novo canal para vender
e interagir. Com a intenção de contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos relacionados ao comércio em conjunto com o Metaverso, este estudo tem como
objetivo principal identificar os requisitos para alavancar as vendas utilizando técnicas
já bem consolidadas no mercado – cross-selling e upselling – em itens de moda (vestuário e calçado), por meio de soluções digitais e tecnologias imersivas, as quais
estão delimitadas no escopo do Metaverso. A pesquisa também apresenta lacunas de
conhecimento, indicadas por especialistas em varejo e em tecnologia. Os resultados
do estudo contribuem para viabilizar melhores experiências ao apontar o que é necessário para conectar diferentes soluções digitais que podem facilitar a imersão
em ambientes virtuais.; |
Abstract |
Digital transformation has erupted in recent years as a result of the COVID-19 pandemic. Online sales platforms have emerged as an alternative and have contributed to strengthening the connection beyond the physical point of sale between consumers and brands. Parallel to this, there was renewed talk of the Metaverse: a possible new channel for selling and interacting. With the intention of contributing to the improvement of knowledge related to commerce in conjunction with the Metaverse, this study's main objective is to identify the requirements to leverage sales using techniques already well consolidated in the market – cross-selling and upselling – in fashion items (clothing and footwear), through digital solutions and immersive technologies, which are delimited in the scope of the Metaverse. The research also presents knowledge gaps, indicated by retail and technology experts. The results of the study contribute to enable better experiences by pointing out what is needed to connect different digital solutions that can facilitate immersion in virtual environments.; |
Palavras-chave |
Metaverso; Varejo; Cross-selling; Upselling; Tecnologias digitais; Fashion; Metaverse; Retail; Digital technologies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-04-26; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12637; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |