RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ustory-Refactory: ferramenta de refatoração de requisitos aplicada em cartões user stories (CRC Cards)

Mostrar registro simples

Autor Minuzzi, Tiago da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7525266406660078;
Orientador Pinto, Sérgio Crespo C. S.;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Ustory-Refactory: ferramenta de refatoração de requisitos aplicada em cartões user stories (CRC Cards);
Resumo O surgimento de novas metodologias ágeis para apoiar o desenvolvimento de sistemas, como a Extreme Programming (XP), vem causando impacto nas empresas de desenvolvimento de software, especialmente por sua flexibilidade nas mudanças de requisitos no decorrer do projeto. Assim, um melhor entendimento e representação estrutural dos requisitos tornam-se fundamental. Logo, esta pesquisa aplica o conceito das técnicas de refatoração de código dentro da Engenharia de Requisitos, que é focado na metodologia XP, por meios das User Stories. O trabalho aplica um conjunto de padrões e regras que permite aos requisitos expressos em cartões CRC serem refatorados através de pré e pós-condições, sendo que esses requisitos são descritos por mapas conceituais (MC) em formato OWL. Por sua vez, os MCs são convertidos em diagramas de classes da UML por meio da UML-MC que formaliza esta transformação. Dessa forma, o ambiente UStory-Refactory automatiza parcialmente o processo de refatoração e permite que os requisitos refatorados;
Abstract The emergence of new agile methodologies to support systems development, as the Extreme Programming (XP), has been causing impact on software development companies, specially for its flexibility in the requirements changes during the project. Thus, a better understanding and structural representation of the requirements become basic. Then, this research applies the concept of the code refactoring techniques, inside of the Requirements Engineering, which is focused at XP methodology, through the User Stories. The work applies a set of standards and rules that allows the requirements expressed in CRC cards to be refactored through pre and post-conditions, and the requirements are described for conceptual maps (CMaps) in OWL format. In their turn, the CMaps are converted into UML classes diagrams by the UML-MC that formalizes this transformation. This way, the UStory-Refactory environment partially automatizes the refactoring process and allows the refactored requirements to be exported in OWL format, promoting;
Palavras-chave engenharia de requisito; programação extrema; refatoração; software; XP; engenharia; engineering requirement; extreme programming; refactoring; ontology; software engineering; UML;
Área(s) do conhecimento Ciências Exatas e da Terra;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2242;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística