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Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil

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Autor Campani, Daiana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2775599300778890;
Orientador Guimarães, Ana Maria de Mattos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4439407429779665;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil;
Resumo Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorí;
Abstract In the research field of first language acquisition, several studies have discussed issues related to the approaching of genres in the classroom. One issue, however, has not completely been dealt with: the relation between genre and elements of the linguistic structure. Dolz and Schneuwly (2004) strongly claim that a didactic sequence does not have to embrace items of the linguistic structuring, within which punctuation is included. Such a knowledge, they argue, have to be constructed in different moments. In the sequences, only the specific features of the selected genre should be dealt with. This dissertation aims at advancing the reflection upon the possibility of an item of the linguistic structuring, such as punctuation, be part of the sequence that explores a certain genre, since punctuation is considered necessary for the constitution of the genre. In this way, this study presents the result of a proposal for the first language classroom that tried to include punctuation as an item to be studied in a d;
Palavras-chave gêneros textuais; interacionismo sociodiscursivo; pontuação; punctuation; sociodiscursive interactionism; textual genres;
Área(s) do conhecimento Letras e Artes; Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2005-11-19;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544;
Programa Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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