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O uso da atividade de contar histórias como recurso na retenção de vocabulário novo na língua inglesa com crianças na fase pré-escolar

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Autor Scaffaro, Andréia Peixoto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1626440217032866;
Orientador Simões, Luciene Juliano;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5317492380452357;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O uso da atividade de contar histórias como recurso na retenção de vocabulário novo na língua inglesa com crianças na fase pré-escolar;
Resumo Esta pesquisa teve como foco um estudo experimental que comparasse duas abordagens de ensino de vocabulário novo em inglês como LE para crianças em fase pré-escolar, com o objetivo de investigar em qual das duas abordagens houve uma maior retenção das palavras-alvo. Na primeira abordagem, chamada de explícita ou direta, as palavras-alvo eram instruídas através de atividades/jogos. Na segunda, chamada de implícita ou indireta, as palavras-alvo eram inseridas dentro do contexto de duas histórias contadas oralmente e sem a instrução do vocabulário. Seis turmas participaram deste estudo, totalizando 18 participantes, dos quais 9 foram expostos ao ensino explícito e 9 ao ensino implícito. Foram selecionadas 9 palavras-alvo para o experimento. Todos os alunos realizaram um pré-teste uma semana antes das intervenções didáticas e um pós-teste após 30 dias das mesmas. As intervenções aconteciam através da atividade de contar histórias, em que as mesmas palavras-alvo do ensino explícito eram inseridas no contexto das d;
Abstract The present experimental study compares two approaches in the teaching of new vocabulary in English as a second language to preschool children, aiming to investigate in which of these two approaches it a higher level of retention of the target words was attained. In the first approach, called explicit or indirect, the target words were instructed by activities/games. In the second one, called implicit or indirect, the target words were instructed inside the context of two stories told orally without any vocabulary instruction. Six groups of students participated in this study with a total of 18 participants, of which 9 were exposed to the explicit approach and the other 9 to the implicit approach. Nine target words were selected to the experiment. All the students did the pre-test one week before the instructions and a post-test after 30 days of the instructions. The instructions in the explicit approach involved 4 different activities/games that took place during 4 systematic meetings along 15 days. In the i;
Palavras-chave aprendizagem; contaçao de histórias; didática; ensino; lingua ingesa; pré escola;
Área(s) do conhecimento Letras e Artes; Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-04-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2545;
Programa Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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