RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Brock, Maria Paula Seibel;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3918352297620159;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Simões, Luciene Juliano;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5317492380452357;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Motivação para aprender uma língua estrangeira e as contradições da aprendizagem de inglês em uma escola privada brasileira;
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo investigou a relação entre a motivação e a aprendizagem de língua inglesa, no Ensino Médio, no contexto de escola privada brasileira. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativo-interpretativista. Após as análises dos dados coletados, foi possível evidenciar que a motivação é considerada relevante para os alunos e familiares, participantes do estudo, no ambiente externo à sala de aula. A motivação presente no contexto escolar estudado limita-se em atender às exigências de cada disciplina e concentra-se em atender aos objetivos da própria escola. A classificação inicial de alunos motivados descaracterizou-se totalmente em virtude das situações vivenciadas naquela realidade;
metadataTrad.dc.description.abstract This study investigated the relation between motivation and English language learning in the high school, in the Brazilian private teaching context. The methodology applied in the development of the study was based on a qualitative-interpretative approach. After the data analysis, it became evident that motivation is considered relevant for students and their close relatives, participants of the study, only in the external environment of the classroom. The motivation presented in the researched school context is limited to the demanding of each subject and focus on the school objectives. The initial classification of motivated students became totally deprived of its characteristics due to the situations experienced in that context;
metadataTrad.dc.subject língua inglesa; motivação; aprendizagem de línguas; english language; language learning; motivation;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Letras e Artes; Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2006-05-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2550;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics