RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os aspectos culturais do livro didático de inglês como lingua estrangeira e os parâmetros curriculares nacionais: convergências ou divergências?

Mostrar registro simples

Autor Pereira, Cassiane Leonor Sartori;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4173795669145744;
Orientador Zilles, Ana Maria Stahl;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2889678029210552;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Os aspectos culturais do livro didático de inglês como lingua estrangeira e os parâmetros curriculares nacionais: convergências ou divergências?;
Resumo O presente trabalho teve como objetivo estabelecer uma relação entre os aspectos culturais vinculados aos textos do livro didático “Inglês série Brasil” e os pressupostos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de línguas estrangeiras (LEs). Com este estudo, busquei verificar em que medida os padrões culturais estabelecidos pelo Estados Unidos nos textos das unidades que compõem o livro didático (LD), como resultado do imperialismo lingüístico daquele país. Para tanto, adotamos a metodologia de análise qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, atravéz da qual categorizamos os aspectos culturais em geopolítica do inglês, conteúdo interdisciplinar, cultura visível e mercado de trabalho, sendo que todas as categorias foram elaboradas com base nos PCNs de LEs. Os resultados indicam que os pressupostos pelos PCNs são respeitados em alguns textos do LD, por que eles respeitam as idéias do documento;
Palavras-chave lingua inglesa; parâmetro curricular nacional; processo ensino-aprendizagem; livro didático;
Área(s) do conhecimento Letras e Artes; Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-10-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2552;
Programa Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística