Autor |
Escobar, Andréa Maria; |
Orientador |
Fraga, Dinorá Moraes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2667993955051940; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Sentidos construídos em uma experiência de ensino de aprendizagem de lingua inglesa a partir de um ambiente virtual de aprendizagem; |
Resumo |
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre os sentidos construídos pelos alunos e professores ao utilizarem ambientes virtuais de aprendizagem em modalidades de Educação On-Line. Uma prática educacional de ensino e aprendizagem de língua estrangeira através do ambiente TelEduc sustentou a construção dos registros pelos participantes da pesquisa, os quais são alunos dos cursos de Ensino Médio e Técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. As teorias Sociocultural de Lev S. Vygotsky e Dialógica de Mikhail Bakhtin foram o principal referencial teórico durante o desenvolvimento do estudo. Os instrumentos para o registro da experiência foram documentos escritos e entrevistas semi-estruturadas. Além disso, as produções dos alunos no ambiente deram suporte às reflexões. Nos registros da experiência, os sujeitos constroem sentidos sobre os ambientes virtuais que ora se alinham, ora se contradizem. As conclusões, porém, apontam para a construção do significado relativo aos; |
Abstract |
This research has the objective of reflecting about the senses which are constructed by students and teachers when using virtual learning environments in modalities of On-Line Education. An educational practice of teaching and learning a foreign language through TelEduc gave support to the construction of the registers by the participants of the research, who are students of the technical and high school courses of Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, from Novo Hamburgo. Lev S. Vygotsky’s Sociocultural Theory and Mikhail Bakhtin’s Dialogic Theory were the main theoretical references during the study. The instruments for the register of the experience were written documents and semi-structured interviews. Besides, students’ productions in the environment gave support to the reflections. In the registers of the experience, the subjects construct senses about the virtual environment which sometimes align and other times contradict themselves. The conclusions, however, lead to the constructi; |
Palavras-chave |
ambientes virtuais; aprendizagens; língua estrangeira; educação on-line; foreign
language; learning; virtual environments; on-line education; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2007-05-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2558; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |