RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ação e reflexão docente: contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita no contexto de uma turma de progressão

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Frantz, Carla Suzana;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2830770025783390;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fronza, Cátia de Azevedo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Ação e reflexão docente: contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita no contexto de uma turma de progressão;
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo é decorrência de uma ação pedagógica desenvolvida em uma escola da periferia de Porto Alegre, objetivando a alfabetização de alunos que não conseguiram aprender a ler e a escrever em turmas regulares pelos mais diversos motivos (FRANTZ, 2004). Em razão disso, integraram uma Turma de Progressão (TP), durante o ano de 2004. Dentro desse contexto, participei como professora e como pesquisadora, uma vez que, além de assumir o papel de professora referência da turma, protagonizando com os alunos os processos de ensino e de aprendizagem, exercitei uma atitude investigativa, analisando os relatórios da prática docente e os textos produzidos pelos alunos, além de refletir sobre a ação pedagógica desenvolvida. Para a realização deste estudo, foram retomadas estratégias metodológicas que buscaram reconhecer os interesses e as necessidades específicas das crianças daquela Turma de Progressão. A análise das estratégias e dos resultados obtidos a partir delas contribuiu para reflexões acerca da intervenção da;
metadataTrad.dc.description.abstract This study is the result of an educational action developed in a school in the suburbs of Porto Alegre, which aimed sutdents’ alphabetization who could neither learn to read nor write in regular groups for the most different reasons (FRANTZ, 2004). Because of those difficulties, the students joined a Progression Group (PG) in 2004. In this context, I participated as a teacher and a researcher, since, besides playing the role of reference teacher, acting in the teaching/learning process, I also exercised an investigative attitude, analyzing teaching practice reports and texts written by the students as well as reflecting about the educational action developed. For the accomplishment of this study, some methodological strategies which helped in the recognition of the interests and needs of the children in this specific Progression Group were reviewed. The analysis of the strategies and its results contributed to the reflection about the importance of the teacher’s methodology in the promotion of the students’;
metadataTrad.dc.subject aprendizagem; ensino; prática pedagógica; turmas de progressão; linguagem escrita; progression groups; teaching and learning; written language;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Letras e Artes; Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-08-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2561;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics