Autor |
Grespan, Viviane Maria da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2562230417659709; |
Orientador |
Teixeira, Terezinha Marlene Lopes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6037383980782552; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A (re)escrita no processo de criação: um estudo enunciativo de rascunhos em oficina literária; |
Resumo |
Nesta dissertação de mestrado, estudamos o processo de produção da escrita em oficina literária. As teorias da enunciação de Émile Benveniste e de Jacqueline Authier-Revuz fundamentam nosso estudo. Em Benveniste, tomamos as reflexões sobre a dupla significância da linguagem para daí derivar uma forma de compreender o uso artístico da linguagem. Em Authier-Revuz, ancoramo-nos na teoria das heterogeneidades constitutivas / não-coincidências do dizer, para fundamentar a compreensão do ato enunciativo como palco de uma negociação constante e obrigatória do sujeito-autor com o(s) outros(s)/Outro que o atravessa(m) no ato de produção da escrita literária. Tomamos como objeto de estudo oito rascunhos e a versão final de um conto elaborado a partir de exercício proposto em uma Oficina de Criação Literária. Com o auxílio de classificações formuladas pela crítica genética – supressão, inserção e substituição -, acrescidas de categorias propostas por Endruweit (2006), observamos as alterações ocorridas de uma para outra; |
Abstract |
This master’s dissertation studies the process of writing production on a literary workshop. Émile Benveniste’s and Jacqueline Authier-Revuz’s enunciation theories are the basis for our study. From Benveniste, we borrow the reflection about the double meaning of language in order to derive a way to understand the artistic use of language. From Authier-Revuz, we take the theory of constitutive heterogeneity / non-coincidence of speech, to fundament the understanding of the act of enunciation as the stage for a constant and mandatory negotiation between subject-author and the other(s)/Other that cross him/her in the act of production of literary writing. Our object of study is comprised of eight drafts and a final version of a short story elaborated from an exercise suggested at a Workshop of Literary Creation. With the aid of classifications formulated by genetic criticism – suppression, insertion and substitution -, added of categories proposed by Endruweit (2006), we observed the changes that took place from; |
Palavras-chave |
heterogeneidade constitutiva; negociação; oficina literária; rascunho; enunciação; constitutive heterogeneity; draft; literary workshop; negotiation; enunciation; |
Área(s) do conhecimento |
Letras e Artes; Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2010-04-22; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2591; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |