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Estilos narrativos de mães ao compartilharem livro de gravuras com seus filhos

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Autor Ávila, Angélica Scherer;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4156417525399674;
Orientador Zilles, Ana Maria Stahl;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2889678029210552;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estilos narrativos de mães ao compartilharem livro de gravuras com seus filhos;
Resumo O presente estudo investigou eventos de contação de histórias a partir de livro de gravuras em díades mãe e filho(a). O objetivo foi verificar o estilo narrativo das mães ao narrarem a história do livro de gravuras intitulado “Frog, where are you?” (“Sapo, onde está você?”) a seus filhos(as) de três e cinco anos de idade, assim como verificar se há diferença no estilo em função da idade e gênero das crianças. As gravações foram feitas na residência de cada família, onde participaram 16 mães falantes de português, de classe média, nascidas e residentes em Porto Alegre, e seus respectivos filhos e filhas de três e cinco anos. A partir da análise das perguntas feitas pelas mães a suas crianças durante a contação, verificou-se a ocorrência tanto do estilo elaborativo como do pouco elaborativo. No estilo elaborativo, as mães geralmente se envolvem em narrativas mais longas com seus filhos, requisitam mais a participação oral da criança na co-construção da narrativa, assim como enriquecem a narrativa com detalhes s;
Abstract This study investigates story telling events through a picture book reading. The aim was to verify mothers’ narrative styles when telling their 3 and 5-year old sons and daughters the story from the picture book entitled “Frog, where are you?”, as well as to verify changes in style according to children’s age and genre. Narratives were recorded in the dyads’ houses. 16 portuguese monolingual speaking mothers, from Porto Alegre, and their 3-year old children (4 girls and 4 boys), as well as their 5-year old children (4 girls and 4 boys) were involved. Through mothers’ questions analysis, both elaborative and low-elaborative styles were observed. In the elaborative style, mothers are generally engaged in long narratives, being used to requiring their child’s oral participation in narrative construction, as well as enriching narrative with details about its characters and actions. On the other hand, low-elaborative mothers tend to get involved in short narratives, not stimulating their child’s oral participation;
Palavras-chave andaimento; perguntas; estilo narrativo; questions; scaffolding; narrative style;
Área(s) do conhecimento Letras e Artes; Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-09-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2592;
Programa Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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