RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

GTTracker: serviço móvel para identificação de oportunidades comerciais

Mostrar registro simples

Autor Cazarotto, Paulo Henrique;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1380694873220643;
Orientador Costa, Cristiano André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9637121030877187;
Co-orientador Righi, Rodrigo da Rosa;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2332604239081900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título GTTracker: serviço móvel para identificação de oportunidades comerciais;
Resumo A crescente adoção de meios eletrônicos para comércio de produtos e serviços oferece a empresas um canal entre consumidores e vendedores. Este canal de comunicação para vendas é mantido tradicionalmente através de investimentos em plataformas de e-commerce. No cenário atual, cada empresa adquire ou desenvolve sua própria plataforma de comércio eletrônico. Este método possui um custo elevado e inviabiliza a entrada de pequenas e micro empresas no canal de comunicação. Neste âmbito, este trabalho propõe a disponibilização de um serviço compartilhado para publicação de ofertas e demandas que possibilita a identificação de oportunidades de negócio baseadas na localização dos usuários. Diferente de trabalhos relacionados estudados, o modelo é projetado para tirar proveito das funcionalidades disponibilizadas pela computação em nuvem, fácil provisionamento e baixo custo. Para tal, o modelo realiza o matching entre oferta e demanda utilizando estratégias de processamento em uma organização hierárquica, baseada em regiões. Através da implementação de um protótipo baseado neste modelo de processamento, chamado de GTTracker, foi possível compreender como um serviço projetado para atuar sobre recursos virtualizados escalonáveis pode se comportar. É foco da avaliação a apresentação do perfil de consumo dos recursos de infraestrutura durante diferentes cenários de acesso ao serviço. Os experimentos demonstraram que alguns mecanismos utilizados no serviço podem reduzir o consumo de recursos da infraestrutura e aumentar o desempenho do serviço proposto. A avaliação demonstra que é possível a implantação do serviço de forma progressiva, sobre uma plataforma de baixo custo, oferecendo um canal de comunicação acessível para quem deseja comprar e vender em qualquer lugar e a qualquer hora, utilizando um dispositivo móvel.;
Abstract The increased adoption of electronic commerce for product and service allows companies to use a new channel between consumers and vendors. This communication channel for sales is traditionally held through investments in e-commerce platforms. In the current scenario, each company acquires or develops its own e-commerce platform. This method has a high cost and slows the entry of small companies in the communication channel. In this context, this work proposes a shared service for supply and demand publishing, which allows the identification of business opportunities based on user’s location. Unlike related works studied, the model is designed to take advantage of the features offered by cloud computing, such as easy provisioning and low-cost. Furthermore, the model performs the matching between supply and demand using processing strategies in a hierarchical organization, based on regions. We implemented a prototype based on this model, called GTTracker, to understand how the designed servisse performs on scalable virtualized resources. The focus of this assessment is profiling the infrastructure resources consumption, employing scenarios with different access patterns. The experiments demonstrated which mechanisms, used in the service, can reduce the resources consumption. Moreover, the evaluation shows an increase in the performance of GTTracker. The evaluation shows that managers can deploy the application gradually, using a low-cost platform. Additionally, GTTracker provides a channel of communication accessible to those users looking to buy or sell products wherever they are and at anytime, using a mobile device.;
Palavras-chave Comércio móvel; Comércio eletrônico; Matching; Computação em nuvem; Sistemas distribuídos; Mobile commerce; Electronic commerce; Cloud computing; Distribuited systems;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-03-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3061;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística