RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gestão de design : uma análise quantitativa em empresas brasileiras listadas no ranking If Design

Mostrar registro simples

Autor Moura, Janine Barbosa.;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1555201674817860;
Orientador Vaccaro, Guilherme Luís Roehe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3189069617286709;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Gestão de design : uma análise quantitativa em empresas brasileiras listadas no ranking If Design;
Resumo A Gestão de Design tem recebido atenção da academia e vem sendo delineada como uma nova área de atuação em ambientes de produção, como meio para sustentar inovações, diferenciar produtos em relação à concorrência e gerar oportunidades de ganhos, contribuindo para melhorar o desempenho empresarial. A Gestão de Design explora a integração de diferentes atividades em um processo interdisciplinar que influencia a estratégia da organização, pensando e concebendo formas alternativas para gerar soluções inovadoras e sustentáveis. O objetivo desta pesquisa é analisar a Gestão de Design nas empresas brasileiras embasado em uma análise quantitativa a partir de um a população de 43 empresas brasileiras identificadas por excelência em design. Para dar suporte à pesquisa os principais aspectos que envolvem a Gestão de Design foram identificados por meio de uma revisão teórica dos conceitos associados a essa temática. A revisão permitiu elencar hipóteses a serem testadas, associadas a constructos representativos da Gestão de Design. O método utilizado foi o levantamento (survey) e os dados coletados foram submetidos a análises estatísticas, que permitiram a validação das hipóteses construídas para a população estudada. O estudo indica que as empresas que têm se destacado em design alcançaram um nível de maturidade em relação ao tema e percebem a importância da Gestão de Design para a empresa não necessariamente em função de seu porte ou tempo de mercado.;
Abstract The Design Management has received attention from academia and has been outlined as a new area in production environments as a means to support innovation, differentiate products from competitors and generate revenue opportunities, contributing to improve business performance. The Design Management explores the integration of different activities in an interdisciplinary process that influences the organization's strategy, creating and developing alternative ways to generate innovative and sustainable solutions. The objective of this research is to analyze the Design Management in Brazilian companies based on aquantitative analysis from a population of 43 Brazilian companies identified for the excellence in design. To support the research the main aspects involved in the Design Management were identified through a review of theoretical concepts associated with this theme. The review helped to identify hypotheses to be tested, associated with constructs representative of Design Management. The method use dwas a survey and the data collected were subjected to statistical analysis, which allowed the validation of the hypotheses for this population. The study indicates that companies that have gained notoriety in design have achieved a level of maturity over the issue and have realized that the importance of Design Management for the company is not necessarily a function of size or time in the market.;
Palavras-chave Gestão de design; Análise quantitativa; Empresas Brasileiras; Design management; Quantitative analysis; Brazili an companies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-09-03;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3076;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística