RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

SAAPIEnS: autoria de objetos de aprendizagem e acompanhamento pedagógico para o ensino de dedução natural na lógica proposicional

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Agnaldo Martins;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9182422801729939;
Orientador Gluz, João Carlos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5782887287137603;
Co-orientador Costa, Cristiano André da;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9637121030877187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título SAAPIEnS: autoria de objetos de aprendizagem e acompanhamento pedagógico para o ensino de dedução natural na lógica proposicional;
Resumo Com o uso crescentedas tecnologias de informação e comunicação na área educacional, torna-se cada vez mais necessária a criação de ferramentas de apoio ao professor, capazes de auxiliá-lo no planejamento e execução das aulas, bem como no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Em alguns casos, o acesso a essas tecnologias, aliado ao conhecimento técnico limitado por parte dos docentes, pode comprometera maneira com que os conteúdos são desenvolvidos e utilizados pelos alunos. Essa é a principal área de pesquisa da presente dissertação, que se propõe a ajudar a tornar mais proficiente esse processo, pelo menos no contexto do ensino de dedução natural na disciplina de Lógica, através da criação de uma ferramenta inteligente de autoria e acompanhamento de uso de materiais educacionais, na forma de objetos de aprendizagem. A ferramenta, denominada SAAPIEnS,torna possível que o professor elabore objetos de aprendizagem customizáveis no domínio específico de dedução natural na lógica proposicional. Com base em um conjunto de ações, regradas por estratégias de ensino, almeja-se também instrumentalizar o docente no acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos no ambiente computacional, apoiando o processo de avaliação do nível dedesempenho alcançado pelos alunos. Isso é feito por meio de um subsistema que oferece serviços de visualização e análise de dos conjuntos de interações dos alunos com os objetos de aprendizagem. A ferramenta é disponibilizada tanto via Web quanto via local (desktop), visando a uma maior flexibilidade para professor e alunos. Os possíveis impactos dessa ferramenta foram avaliados através de cenários hipotéticos de uso, que ilustram as principais contribuições possíveis para esse tipo de ferramenta.;
Abstract With the increasing use of information and communication technologies in education, it becomes necessary to create supporting tools which can assist teachers in planning and implementing lessons as well as monitoring the process of teaching and learning. In some cases, access to these technologies, coupled with limited technical knowledge on the part of teachers, can compromise the way the contents are developed and used by students. This is the main research area of this dissertation, which aims to make this process more proficient, at least in the context of teaching natural deduction in the discipline of logic, through the creation of an intelligent authoring tool of learning objects, which also allows the teacher to follows the use of these educational materials by students. The tool, called SAAPIEnS, makes it possible for the teacher to prepare customizable learning objects in the specific domain of natural deduction in propositional logic. Based on a set of actions, regulated by a set of teaching strategies, the goal is to help teachers to monitor the activities performed by students in the computing environment, supporting the process of assessing the level of performance achieved by the students. This is done by means of a subsystem, which offers visualization and analysis service of the sets of interactions of students with learning objects. The tool supports Web and local (desktop) interfaces, giving greater flexibility for teachers and students. The possible impacts of this tool were evaluated through hypothetical usage scenarios that illustrate the main possible contributions to this type of tool.;
Palavras-chave Objetos de aprendizagem; Sistema de autoria; Sistema de acompanhamento e apoio pedagógico; Sistemas multi-agentes; Learning objects; Authoring system; Monitoring system and educational support; Multi-agent systems;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-08-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3393;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística