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Análise do relacionamento na cadeia de suprimentos do setor de eventos em goiânia - GO

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Autor Morais, Marizangela Gomes de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7701989391088631;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Análise do relacionamento na cadeia de suprimentos do setor de eventos em goiânia - GO;
Resumo Este estudo analisa o grau de relacionamento da cadeia de suprimentos do setor de serviços de eventos em Goiânia – GO, avaliando se esse processo gera valor ao cliente final. Portanto a pesquisa tem como objeto de estudo o setor de serviços em eventos. Ciente que os eventos assumem grande importância no mercado, pois são pouco atingidos em épocas de crise, independem de formas de governo, podem ser realizados em qualquer época do ano, captam renda, geram empregos, motivam investimentos, não sofrem grande concorrência da tecnologia usam a interação humana, promovem outros segmentos da economia e seu planejamento tem de estar concluído com bastante antecedência. Contudo o setor é altamente competitivo, exigindo cada vez mais, interação, bem como profissionalismo dos agentes envolvidos. Por ser assim levantou-se como questão problema “como o relacionamento na cadeia de suprimentos do setor de eventos pode agregar valor ao consumidor final? Utilizou-se como bases teóricas as temáticas referentes a cadeia de suprimentos, serviços, relacionamentos, valor para o cliente e eventos. A pesquisa dividiu-se em duas etapas uma exploratória e outra descritiva de natureza qualitativa. Foram utilizados dois modelos de mensuração de relacionamento sendo o de Wilson e Vlosky (1997) e Larentis e Slongo (2007) no qual selecionou-se atributos que deram origem ao roteiro de entrevista semi- estruturado, sendo entrevistadas duas cadeias de suprimentos do setor de eventos a primeira com experiência de mais de 5 anos de atuação e outra com máximo de 2 anos de atuação, os membros entrevistados foram, organizador de eventos, fornecedores e clientes. Os resultados do estudo indicam, de modo geral, uma defasagem existente entre a realidade da cadeia de suprimentos do setor de eventos em Goiânia com os conceitos de relacionamento encontrados na literatura, uma vez que a cadeia de suprimentos do setor de eventos apresenta algumas lacunas em seus sistemas de atuação, em especial em relação: a comunicação, a avaliação dos serviços, percepção de qualidade e falta de visão sistêmica dos serviços, por tanto o estudo aponta que o marketing utilizado pelas empresas se enquadra mais no de transação do que no de relacionamento.;
Abstract This study analyzes the degree of relationship of supply chain services industry events in Goiânia - GO, evaluating whether this process creates value to the customer. So the research aims to study the service sector in events. Aware that events of great importance in the market because they are little affected in times of crisis, independent of government forms, may be performed at any time of year, receive income, create jobs, motivate investment, not suffer competition from big technology because they use human interaction, promote other sectors of the economy and its planning must be completed well in advance. However the industry is highly competitive, demanding more and more interaction and professionalism of the agents involved. Being raised as well as problem question "as the relationship in the supply chain of the events sector can add value to the final consumer? Was used as the theoretical issues involved in the supply chain, services, relationships, customer value and events. The research was divided into two stages and one an exploratory descriptive qualitative. Two models were used to measure the relationship with Wilson and Vlosky (1997) and their slogans and Larent (2007) in which attributes are selected a giving rise to the roadmap for semi-structured interviews with two supply chain sector events with the first experience of more than five years of operation and another with a maximum of 2 years experience, members were interviewed event organizer, suppliers and customers. The study results indicate, overall, a gap between the reality of sup ply chain industry event in Goiania relationship with the concepts found in literature, since the supply chain industry event has some gaps in their systems of operation, in particular regarding: communication, evaluation of services, perceived quality and lack of systemic vision of services, for both the study suggests that marketing used by companies was more squarely in the transaction than in the relationship.;
Palavras-chave Cadeia de suprimentos; Marketing de relacionamento; Serviços; Eventos; Supply Chain; Relationship marketing; Services; Events;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-09-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3407;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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