RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A contribuição da narrativa transmídia para educação a distância

Mostrar registro simples

Autor Maurer, Claudini Fabrícia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8314470181319714;
Orientador Alves, Isa Mara da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4118926626764248;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A contribuição da narrativa transmídia para educação a distância;
Resumo O presente trabalho propõe-se a responder à seguinte questão geral de pesquisa: em que medida o conceito de transmídia pode contribuir para a organização de materiais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem? Para tanto, buscamos responder, ao longo do trabalho, às perguntas desmembradas da questão geral: ao considerarmos um AVA um gênero digital, que aspectos devem ser analisados para compreendermos sua macroestrutura? Como se caracteriza a lógica da narrativa transmídia? Como organizar um Plano de Aula para EaD a partir da lógica da narrativa transmídia? A metodologia da pesquisa prevê as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica sobre a) Cibercultura, tomando como fundamentação teórica os autores Lévy (1999), Santaella (2004); b) Narrativa Transmídia, tendo Jenkins (2009) como autor-base; c) Gênero Digital, fundamentando-se em Marcuschi e Xavier (2004), Marcuschi (2008) e Marcuschi (2005); b) observação estruturada não participante realizada durante catorze aulas para conhecer o AVA Moodle, os participantes e as interações que ali ocorrem; c) pesquisa-ação, ao elaborar e aplicar um plano de ensino durante seis aulas e, posteriormente, ao reelaborar o plano de aula, tendo como fundamento os princípios para a lógica da narrativa transmídia fundados em Jenkins (2009b) e os princípios mais gerais de elaboração de materiais para ambientes digitais de Lopes e Alves (2011), bem como as recomendações de Laurel (2001).;
Abstract This study aims to answer the following general research question: to what extent the concept of transmedia can contribute to the organization of materials in Virtual Learning Environments? In the end, we seek to answer, throughout the work,questions dismembered the general question: when considering a LMS a digital genre, which aspects should be analyzed to understand its macrostructure? How to characterize the logic of transmedia storytelling? How to organize a Lesson Plan for Distance Learning from the logic oftransmedia storytelling? The research methodology includes the following steps: a) research bibliography on a) Cyberculture, taking as the theoretical reasoning the authors Lévy (1999), Santaella (2004); b) Transmedia Storytelling, Jenkins (2009) as author – based; c) Digital Genre, based on Marcuschi and Xavier (2004), Marcus chi (2008) and Marcuschi (2005); b) structured non-participant observation performed during 14 lessons to meet the LMS Moodle, the participants and the interactions that occur there; c) action research, to develop and implement an educational plan for six classes and, subsequently, to rework the lesson plan, taking as a basis the principles for the logic of transmedia narrative founded in Jenkins (2009b) and the most general principles of preparation of materials for virtual environments of Lopes and Alves (2011), as well as the recommendations of Laurel (2001).;
Palavras-chave Narrativa transmídia; Gênero digital; Ambiente virtual de aprendizagem; Transmedia storytelling; Digital genre; Learning management system;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3733;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística