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Análise exploratória dos impactos das decisões de marketing sobre o desempenho de entrega da área de operações a partir de redes neurais artificiais

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Autor Souza, Alex Marques de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1482414773958913;
Orientador Lacerda, Daniel Pacheco;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6330279254229431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Análise exploratória dos impactos das decisões de marketing sobre o desempenho de entrega da área de operações a partir de redes neurais artificiais;
Resumo As empresas devem estar em constante evolução quanto ao seu desempenho, devido à acirrada concorrência existente no mercado. Sendo assim, é preciso conhecer o que o mercado deseja e manufaturar esta necessidade com o melhor desempenho operacional possível, para que se possa fazer frente à concorrência. Neste momento, entram em ação duas áreas funcionais fundamentais para tornar essa prática uma realidade, que são: Marketing e Operações. Essas duas áreas funcionais, devido às características de seus papéis e responsabilidades, podem naturalmente gerar conflitos entre si. Os conflitos se iniciam a partir do momento em que a área de operações não cumpre os prazos de entrega decididos e definidos pela área de marketing para o atendimento da demanda do mercado. Esses conflitos não podem ser eliminados, mas podem ser mantidos sob controle a partir do conhecimento dos efeitos geradores dos atrasos de entrega. Portanto, torna-se necessário o conhecimento dos impactos das decisões da área de marketing no desempenho de entrega da área de operações. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é identificar quais são as decisões de marketing e o quanto que elas impactam o desempenho de entrega da área de operações. Para cumprir este objetivo, as Redes Neurais Artificiais, com sua capacidade de analisar problemas reais do campo prático, apresentam-se como o método quantitativo indicado. Através das análises com o uso de Redes Neurais Artificiais, foi possível identificar que as decisões de marketing referentes à composição do canal são as de maior influência no desempenho de entrega da área de operações. Essa conclusão gera maior compreensão dos impactos que as decisões de marketing têm no desempenho de entrega da área de operações, uma vez que esse conhecimento pode ser aplicado no campo prático e científico na busca de se atender as necessidades de marketing com o melhor desempenho de entrega; ofertando ao mercado, por conseguinte, esse diferencial competitivo.;
Abstract Companies should be constantly evolving as its performance due to competition on the market. Therefore, it is necessary to know what the market wants and manufacture this necessity with high operation performance, in order to compete on the market. At this time, come into play two functional areas fundamental to making this practice a reality, they are: Marketing and Operations. These two functional areas, due to the characteristics of their roles and responsibilities, may naturally lead to conflict among themselves. Conflicts begin from the moment the area of operations does not meet the deadlines decided and defined by marketing to meet the market demand. These conflicts can not be eliminated but can be kept under control from the knowledge of the effects of late delivery generators. Therefore, it is necessary to know the impact of decisions in the area of marketing delivery performance in the area of operations. Therefore, the objective of this research is to identify marketing decisions and how their impact in the delivery performance on operation area. To meet this goal, Artificial Neural Networks, with their ability to analyze problems of real practical field, present himself as the quantitative method indicated. Through analyzes using Artificial Neural Networks, we found that marketing decisions related to the composition of the channel are the biggest influence on the performance of the delivery area of operations. This conclusion leads to greater understanding of the impacts that marketing decisions have on performance delivery area of operations, since this knowledge can be applied in practical and scientific field in the quest to meet the marketing needs with the best delivery performance ; offering to the market, therefore, that competitive edge.;
Palavras-chave Marketing; Operações; Desempenho; Conflito entre marketing e operações; Entrega; Nível de serviço; Operations; Performance; Conflict between marketing and operations; Delivery; Service level;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-01-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4448;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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