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Traços de carnavalização na instauração do humor em A farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna

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Autor Klafke, Sandra Regina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8452905730041468;
Orientador Teixeira, Terezinha Marlene Lopes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6037383980782552;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Traços de carnavalização na instauração do humor em A farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna;
Resumo Esta dissertação investiga as formas de instauração do humor na literatura carnavalizada, de acordo com Bakhtin, em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (2008a), no intuito de desvelar sob que formas o humor emerge na obra A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna (2008), e em quais condições promove a singularização dos traços de carnavalização nela presentes. Buscou-se a compreensão do humor no estudo clássico de Freud (1977, 1996) e em estudos linguísticos Possenti (1998), França (2006) e de Ducrot (1988), em cuja teoria polifônica o humor é abordado como exemplo, e trazido sob a perspectiva de que, na enunciação humorística, há a presença de um ponto de vista absurdo que não é atribuído ao locutor. As referências teóricas orientaram a construção de categorias de análise, num processo de relação constante com a obra. Nesse processo, cada conceito, embora participe do conjunto, perde sua identidade, ou seja, adquire traços do ato de enunciação, que implica a singularidade da obra e da pesquisadora. O estudo confirma que o humor carnavalizado em A Farsa da Boa Preguiça, de Suassuna, se dá de forma singular, pela incorporação de traços da situação de produção da obra e da visão de mundo do autor.;
Abstract This dissertation investigates the ways of establishment of the humor in the carnavalized literature, according to Bakhtin, in A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (2008a), in order to uncover ways in which the humor emerges in the work A Farsa da Boa Preguiça, from Ariano Suassuna (2008), and under what conditions promote the individualization of the traits of carnavalization within it. We sought to understand the humor in the classic study of Freud (1977, 1996) and in linguistic studies Possenti (1998), França (2006) and Ducrot (1988), whose theory polyphonic humor is approached as an example and brought under the view that, in the humorous utterance, there is the presence of an absurd point of view that is not assigned to the announcer. The theoretical references guided the construction of categories of analysis, a process of constant relationship with the book. In this process, each concept, although participates of the group, loses its identity, in other words, acquires traits of the act of enunciation, that implies the uniqueness of the work and of the researcher. The study confirms that the carnavalized humor in A Farsa da Boa Preguiça, from Suassuna, occurs in a unique way, by the incorporation of traits of the production situation of the work and of the worldview of the author.;
Palavras-chave Farsa; Carnavalização; Humor; Farce; Carnavalization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-12-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares; UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4467;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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