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Análise da relação entre a satisfação dos consumidores e os preços ofertados no sítio booking.com

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Autor Borges, Igor Roberto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3826382419794116;
Orientador Pereira, Giancarlo Medeiros;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0862215016729506;
Co-orientador Matos, Celso Augusto de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0706941781603769;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Análise da relação entre a satisfação dos consumidores e os preços ofertados no sítio booking.com;
Resumo Diversos artigos revelam indícios de influência de avaliações e de análises críticas postadas on-line sobre a demanda, no entanto não correlaciona a preços praticados. Partindo desta lacuna, a presente pesquisa analisa se a satisfação do cliente advinda das avaliações on-line está ou não associada aos preços ofertados pelos hotéis no aluguel de seus quartos. Não obstante, busca-se verificar se a variável satisfação deve ou não ser incluída como variável de entrada em modelos matemáticos que procuram maximizar a receita por quartos disponíveis em hotéis. Para tanto, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 5.459 casos oriundos de 499 hotéis de 25 países diferentes. Foram analisadas avaliações on-line registradas no sítio booking.com a fim de relacioná-las com o preço praticado pelos hotéis no aluguel de seus quartos. Os achados indicam que os diferentes atributos de qualidade dos serviços prestados disponibilizados no sítio pesquisado não estão relacionados aos preços praticados pelos hotéis, tampouco devem ser incluídos em modelos com vistas a maximizar as receitas. A exceção é a disponibilidade de quartos, item disponível no sítio, que tem sua inclusão recomendada. A indicação é baseada nos achados da presente pesquisa, os quais confirmam que hotéis que praticam maiores preços acabam por ter mais quartos disponíveis, assim como o contrário. Todavia, hotéis que cobram maiores tarifas apresentam maior probabilidade de incremento em suas receitas.;
Abstract Many papers reveal evidence of influence of evaluations and critical analyzes posted online on demand, however do not correlate the prices charged. Starting from this gap, the present research examines whether the customer satisfaction originated from the online assessments is or is not associated with the prices offered by hotels rentals of their rooms. Nevertheless, search to verify if the variable satisfaction should or should not be included as input variable in mathematical models that seek to maximize revenue per available rooms in hotels. For both, a quantitative survey was conducted with 5,459 cases based on 499 hotels in 25 different countries. Online assessments recorded on the website booking.com were analyzed in order to relate them to the price charged by hotels for rent rooms. The results indicate that the different quality attributes of services, available on the website researched, should not be included in models to maximize revenues. The exception is the availability of rooms, available on the website, which has recommended its inclusion. The indication is based on the findings of this research, which confirm that hotels who practice higher prices, end up having more rooms available, as well the otherwise. However, hotels that charge higher rates can increase their revenues more than the others.;
Palavras-chave Satisfaction and hotels; Social media; Price; Satisfação e hotéis; Mídias sociais; Preço;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4514;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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