RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Detecção de tráfego rodoviário utilizando visão computacional: um algoritmo de apoio ao motorista

Mostrar registro simples

Autor Cappellari, Márcio Junior;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1186424461367025;
Orientador Oliveira, Luiz Paulo Luna de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0625922822611048;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Detecção de tráfego rodoviário utilizando visão computacional: um algoritmo de apoio ao motorista;
Resumo A preocupação com a segurança no trânsito é tão antiga quanto a história do automóvel e muitos são os esforços das montadoras, dos órgãos públicos e de pesquisa, visando diminuir o número de acidentes e de vítimas do trânsito. Muitos dos acidentes que acontecem são atribuídos a falha humana dos motoristas, que por imprudência e/ou imperícia, não conseguem perceber obstáculos a tempo de evitar uma colisão. Entenda-se por obstáculo outro veículo, um pedestre na pista, e até mesmo uma árvore, animal ou qualquer objeto que obstrua a passagem do condutor e que poderá causar um acidente. De fato, este trabalho esta focado na identificação de outros veículos. O presente trabalho apresenta um algoritmo capaz de detectar obstáculos na pista por visão computacional. Trata-se de um veículo equipado com uma câmera monocular embarcada, com processamento e identificação de obstáculos em tempo real, apoiando o motorista sobre a presença destes obstáculos no campo de visão da câmera, e sobre a aproximação destes com risco de colisão. Outros sensores, como radar, infra-vermelho, sonar poderiam apoiar na detecção de obstáculos, porém, é premissa deste estudo, desenvolver o algoritmo utilizando recursos de baixo custo e focada no processamento de imagens. Inicialmente, procurar-se-á a delimitação da região de busca por obstáculos, também chamada de região de interesse, através da detecção das bordas da pista. Na sequência o detector trabalhará na geração de hipóteses (HG), com a identificação de candidatos a obstáculos, para sobre eles processar a etapa de verificação da hipótese e assim confirmar ou negar a presença de obstáculos reais. São considerados atributos da imagem como cor/intensidade, simetria, quinas, bordas, linhas horizontais e verticais, e calibração de câmera. Além disso, treinou-se um classificador de cascata considerando um conjunto de características Haar.;
Abstract The concern for traffic safety is as old as the automobile history, and many are the efforts of carmakers, public agencies and research in order to decrease the number of accidents and victims of traffic accidents. Many of the accidents that happen are attributed to human failure. Because of reckless driving and / or malpractice, they can not see obstacles with enough time to avoid a collision. There are many types of obstacles: a vehicle, a pedestrian, a tree, or even an animal. Any object that obstructs the passage of the driver can cause an accident. This work is focused on identifying only other vehicles as obstacles. This work presents an algorithm capable of detecting an obstacle on the track by computer vision. The project uses a vehicle equipped with a monocular camera, for processing and identification of obstacles in real time, supporting the driver about the presence of them on the road, and alarting him about collision risks. Other sensors, such as radar, infrared, or sonar could assist in obstacle detecting, however, the premise of this study is to develop an algorithm using low-cost resources and focused on image processing. Initially, we will start with the delineation of the region for obstacles search, also called the region of interest (ROI), by detecting the runway lanes. Next, the detector will work on hypothesis generation (HG), identifying candidates for obstacles, and then processing them on the hypothesis verification stage, to confirm or deny the presence of real obstacles. The main attributes considered are image color / intensity, symmetry, edges, borders, horizontal and vertical lines and camera calibration. Also, using Haar Like Features, the classifier cascade was trained.;
Palavras-chave Visão computacional; Processamento de imagens; Detecção de obstáculos; Sistema de apoio ao motorista; Image processing; Computer vision; Obstacle detection;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-06-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4657;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística