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Can you speak English at school? Yes, we can!: análise e propostas para a produção oral em língua inglesa na coleção It fits do PNLD-2014

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Autor Dias, Vanessa Logue;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3105067302790492;
Orientador Lima, Marilia dos Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Can you speak English at school? Yes, we can!: análise e propostas para a produção oral em língua inglesa na coleção It fits do PNLD-2014;
Resumo A partir de uma visão sociocultural do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; SWAIN, 2006), esta dissertação visa a realizar uma análise das atividades de produção oral da série didática It Fits do PNLD-2014. Segundo o Guia do PNLD-2014 (BRASIL, 2013), a coleção foi a única de língua estrangeira a receber pontuação máxima para as atividades de speaking, habilidade que, geralmente, não é enfatizada nos livros distribuídos para as escolas públicas brasileiras. Buscou-se, assim, observar como a produção oral é tratada nos livros didáticos da coleção, procurando identificar os aspectos positivos e pontos a serem melhorados nas atividades propostas. A fim de levar a cabo a análise, critérios foram desenvolvidos para verificar se as atividades de produção oral estimulam o conhecimento sistêmico, de mundo e textual (BRASIL, 1998), o letramento (BIONDO, 2012), a colaboração (DONATO, 1994) e a construção de gêneros textuais (DIAS, 2009). Constatou-se que os livros didáticos da coleção trazem boas atividades de speaking, que atendem, em sua maioria, satisfatoriamente aos critérios de análise. Entretanto, a produção oral proposta na série didática carece de momentos mais colaborativos no processo de construção de gêneros orais. Assim, considerando a colaboração essencial na aprendizagem de uma LE, este trabalho faz sugestões de adaptações para algumas atividades com o intuito de transformá-las em tarefas: situações pedagógicas nas quais os alunos trabalham colaborativamente para atingir objetivos comuns de aprendizagem. (SWAIN; LAPKIN, 2001). Logo, o professor que utiliza o material pode aproveitar as sugestões a fim de ampliar as oportunidades de produção oral significativa dentro da sala de aula de língua inglesa.;
Abstract This study follows the principles of sociocultural theory (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; SWAIN, 2006) to discuss the foreign language teaching-learning process. It aims to analyze oral production activities belonging to the didactic series It Fits, from PNLD-2014 (Brazilian National Program of Textbooks - 2014). According to the PNLD-2014 Guide (BRASIL, 2013), It Fits was the only foreign language didactic collection to receive the maximum score for the speaking activities, an ability which is usually not emphasized in the textbooks distributed to Brazilian public schools. Thereby, we observed how the oral production is proposed in the textbooks of the didactic collection, trying to identify the positive aspects and points to be improved in the proposed activities. In order to carry out the analysis, some criteria were developed to verify whether the oral production activities stimulate the three kinds of knowledge in focus: systemic, world and textual (BRASIL, 1998), literacy (BIONDO, 2012), collaboration (DONATO, 1994) and genres construction (DIAS, 2009). The results revealed that the textbook collection brings good speaking activities, mostly serving well the analysis criteria. However, the oral production proposed in the didactic series needs more collaborative occasions in the genre construction process. Considering collaboration as an essential element in the process of learning a foreign language, this study makes some suggestions for adaptations of some activities in order to turn them into tasks: pedagogical situations in which students work collaboratively to achieve common learning goals. (SWAIN; LAPKIN, 2001). Therefore, the teacher who uses the material can use these suggestions in order to expand the significant oral production opportunities in the English language classroom.;
Palavras-chave Língua inglesa; Colaboração; Livros didáticos; Produção oral; English; Collaboration; Textbooks; Oral production;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4720;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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