RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Representação social e construção da identidade de pedagogas alfabetizadoras

Mostrar registro simples

Autor Ferreira, Maria das Graças Neri;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9102655032420410;
Orientador Kersh, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Representação social e construção da identidade de pedagogas alfabetizadoras;
Resumo Este estudo tem como objetivo investigar, sob o enfoque da Linguística Aplicada e da teoria das representações sociais, as representações de egressas do Curso de Pedagogia da UEMA sobre si mesmas como pedagogas alfabetizadoras e sobre seu processo de formação, o que implica a construção de suas identidades. A metodologia adotada é pautada na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada realizada com as colaboradoras alfabetizadoras, com destaque para o processo formativo inicial e a experiência profissional como pedagoga alfabetizadora. A fundamentação teórica está respaldada no pensamento dos seguintes autores: formação do pedagogo Pimenta (1996, 2006), Farias (2011), Demo (2001), Freire (1996), Libâneo (2001, 2006); representação social Moscovici (2007), Jodelet (1989), Guareshi (2012), Dotta (2006); linguística aplicada e identidade Moita Lopes (2009), Rajagopalan (2003) e Hall (2013); interacionismo Bronckart (2006, 2008 2012), Bakhtin (1981, 1992, 1998, 2003), Vygotsky (2008). Na análise dos dados, construímos três categorias, a saber: o perfil das pedagogas alfabetizadoras, as representações das pedagogas sobre sua formação como alfabetizadora e a construção da identidade de alfabetizadora. Os resultados de pesquisa revelam uma representação contraditória de si como docente: ora aponta para uma idealização do ser e do agir docente; ora, para uma incompletude, uma incapacidade diante das dificuldades surgidas no processo ensino aprendizagem. A identidade profissional das pedagogas, consequentemente, são contraditórias e estão em constante fluxo.;
Abstract This study aims to analyze the social representations of literacy teachers from the UEMA Pedagogy Course, campus of São Luís, about their graduation process. The adopted methodology is based on the qualitative approach, using as semiestrutura interview research technique performed with the literacy teachers collaborating, especially the initial training process and the professional experience as a literacy educator. The theoretical basis is: formation of pedagogue Pimenta (1996, 2006), Farias (2011), Demo (2001), Freire (1996), Libâneo (2001, 2006); social representation Moscovici (2007), Jodetet(1989), Guareshi, (2012) Dotta (2006); aplicated linguistics and identity Moita Lopes (2009) Rajagopolan (2003) e Hall (2013); interaction ism Bronckart (2006, 2008, 2012), Bakhtin (1981, 1992, 1998, 2003), Vygotsky (2008).In the analysis of the data, three categories were constructed: pedagogues profile, pedagogues representation about their formation and construction of pedagogue identity. The research results reveal contradictory representation of themselves as elementary teachers. Sometimes they aim at ideal processes of beingand acting as elementary teachers and thers they point to the dificulties. Consequently the profissional pedagogue identity are contraditory and of the teaching process in flux.;
Palavras-chave Pedagoga alfabetizadora; Representação social; Identidade; Literacy educator; Social representation; Identity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-06-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4868;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística