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Leitura e formação docente: contribuições da prática de leitura para a formação do profissional de letras

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Autor Macedo, Maria do Socorro Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2670907674321479;
Orientador Zilles, Ana Maria Stahl;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2889678029210552;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Leitura e formação docente: contribuições da prática de leitura para a formação do profissional de letras;
Resumo A prática de leitura em Língua Materna no ensino superior em uma turma de graduandos do Curso de Letras em uma universidade pública no interior do Maranhão constitui o foco principal desta pesquisa. O objetivo deste estudo consiste em (re)construir e ressignificar a concepção de leitura, por meio de rememorização e experiências de letramento e de práti-ca de leitura objetivadas em narrativas ou memoriais de leitura de experiência pessoal. A base epistemológica deste trabalho está centrada na concepção de linguagem, concepções de leitura, estratégias de leitura, letramento e memorial de leitura. Esta pesquisa se confi-gura como uma abordagem qualitativa interpretativista, contemplando aspectos da pesqui-sa ação. Para a realização deste estudo foi usado instrumentos como: narrativas, onde ca-da participante deveria contar o seu percurso de leitura desde os primeiros contatos com a escrita até o momento atual, enquanto acadêmicos de Letras. Além desse instrumento usamos também entrevistas semiestruturadas, anotações em diário, gravação em áudio e vídeo. Os dados gerados revelaram que na infância a mãe professora é a principal media-dora de leitura lembrada; no ensino fundamental e médio há uma ausência de menção; os professores desses níveis, praticamente não foram lembrados enquanto mediadores; já no ensino superior, os professores, principalmente os de Literatura, foram mencionados como mediadores muito presentes. Quanto à concepção de leitura, nesta categoria constituímos várias subcategorias, onde a mais lembrada foi a que caracterizou ler com a significação de ler livros. Semelhante a esta, em se tratando de sentido e que também foram mencio-nadas diversas vezes, estão: ler é ter prazer, é gostar, é ter paixão, é sonhar, é ter amor. Na sequência, tivemos outras menções, onde ler é ler literatura. Com isso, constatei que a concepção que eles apresentam, em sua maioria, é uma concepção fundamental de leitura. Ressalto que neste estudo a ressignificação de leitura ocorre, mas é no sentido de amplia-ção, no sentido de ser para a vida como um todo e também no sentido de ampliação da leitura de textos literários. Então, é nesse contexto que concluí este trabalho e acredito que realmente ler de forma crítica, levando em consideração as várias situações da vida, é algo indispensável.;
Abstract The practice of reading in Mother Language in higher education in a graduating class of Letters Course in a public university in the state of Maranhão is the main focus of this research. We aim with this study, (re)build and reframe the concept of reading through remembering and literacy experiences and objectified reading practice in narratives or memorials of personal experience reading. The epistemological base that anchors this study is the conception of language, reading concepts, reading strategies, literacy and reading memorial. This research is configured as an interpretative qualitative approach, covering aspects of research action. For this study, we use tools such as: stories, where each participant should tell his/her reading journey from the first contacts with the writing until the present time, asacademics ofletters . Besides that instrument we also used semi-structured interviews, diary notes, recording audio and video. The data generated re-vealed that in the childhood the teacher mother is the main mediator of remembered read-ing; in primary and secondary education there is an absence of mention; teachers of these levels, practically were not reminded as mediators; already in higher education, teachers, especially literature ones, have been mentioned as mediators well present. As for the de-sign of reading in this category constitute various sub-categories, where the most remem-bered was that characterized by readingas the meaning of reading books. Similar to this is readingmeaning having pleasure, to like it, to have passion, to dream and also to have love and these conceptions were also mentioned for several times.As a result, we had other indications where reading is to read literature (l). Thus, we find that the design they have, mostly, is a key concept of reading. We emphasize that this study reading reframing oc-curs, but it is the expansion of meaning, to be for life as a whole and also in the sense of expanding the reading of literary texts. So it is in this context that we completed our work and we believe actually read critically, taking into account the various situations of life, is something indispensable.;
Palavras-chave Prática de leitura; Letramento; Língua materna; Ensino superior; Reading practice; Literacy; Mother language; Higher education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-10-29;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4983;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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