RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Função quadrática: modelagem matemática a partir do lançamento de um foguete

Mostrar registro simples

Autor Quequi, Greice Borges;
Orientador Martins, Fábio Luiz Fontes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8138796601026348;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Função quadrática: modelagem matemática a partir do lançamento de um foguete;
Resumo A matemática está presente em vários aspectos da nossa vida, os quais estão relacionados a outras ciências, como Biologia, Química e Física, contribuindo para análise de situações e tomadas de decisões na resolução de situações diversas. Este trabalho tem como tema o ensino-aprendizagem da função quadrática através da modelagem matemática. E aborda a compreensão da função no lançamento oblíquo de um foguete d’água. Elaboramos uma atividade prática que foi aplicada com alunos do 1º ano do ensino médionum colégio particular de Porto Alegre tendo como objetivo mostrar como a física e a matemática são aplicadas na realidade e como os modelos matemáticos estão estruturados. Nesta pesquisa propomos um roteiro que utilizou de uma filmagem do lançamento do foguete. Com uso do software Tracker, os estudantes analisaram os pontos coordenados do lançamento e desenvolveram os modelos matemáticos.;
Abstract Mathematics is present in many aspects of life related to other sciences as biology, chemistry and physics, contributing to situation analysis and decision making in solving various situations. This work has as its theme the teaching-learning quadratic function through mathematical modeling. And it addresses the understanding of the function in the oblique launch of a rocket water. We developed a practical activity that has been applied with the 1st year high school students in a private school of Porto Alegre aiming to show how physics and mathematics are applied in reality and how mathematical models are structured. In this research we propose a script which used a film of the rocket launch. With use of the Tracker software, students analyzed the coordinated launch points and developed mathematical models.;
Palavras-chave Função quadrática; Ensino médio; Modelagem matemática; Quadratic function; High school; Mathematical modeling;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5304;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística