RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A resolução de problemas como metodologia para o ensino da multiplicação

Mostrar registro simples

Autor Silva, Carine Ferreira da;
Orientador Klein, Marjúnia Édita Zimmer;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4879028754401249;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A resolução de problemas como metodologia para o ensino da multiplicação;
Resumo Este artigo relata parte de uma pesquisa que apresentou como objetivo compreender as interações que ocorrem durante atividades que recorrem à metodologia da resolução de problemas. As atividades propostas foram realizadas com os alunos do sexto ano do ensino básico de uma escola da rede pública e foi utilizada a análise qualitativa e quantitativa, sendo que a coleta de dados envolveu registros orais, escritos e pictóricos. Verificou-se que a metodologia da resolução de problemas provocou nos alunos uma interação, uma discussão e o desenvolvimento da capacidade de interpretar, formular hipóteses e avaliá-las. As atividades realizadas em sala de aula instigaram os alunos a refletirem sobre suas ações, desenvolverem a capacidade de argumentação, resolvendo os problemas com significado.;
Abstract This article reports research that was presented with the objective of understanding the interactions that occur during activities that call upon the methodology of problem resolution. The proposed activities were done with students in their sixth year of public school and was utilized for qualitative and quantitative analysis, for the data collection involved oral, written, and pictorial records. It was verified that the problem resolution methodology provoked in the students interaction, discussion, and the development of their capacity to interpret, formulate, and assess hypotheses. The activities carried out in classrooms prompted the students to reflect on their actions and develop their capacity to argue, resolving their problems with meaning.;
Palavras-chave Resolução de problemas; Metodologia; Ensino da matemática; Significado; Problem resolution; Methodology; Mathematics teaching; Meaning;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5316;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística