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Autor Lauxen Neto, Guilherme Franklin;
Orientador Pinheiro, Josaine de Moura;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5150404922573274;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Geração de renda: matemáticas nesse contexto;
Resumo O artigo tem por escopo descrever e analisar enunciações que circulam no meio institucional do GerAção/POA sobre matemática(s) necessária(s) para os usuários serem “protagonistas da própria vida”. Pensando na inclusão e nas necessidades matemáticas que estes sujeitos podem vir a apresentar, questiono se a matemática escolar pode ser uma forma de exclusão e como isso pode ocorrer. O material empírico foi composto por quatro entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da saúde que atuam naquele ambiente. Como suporte teórico, utilizei a perspectiva pós-estruturalista, em especial as teorizações de Foucault desenvolvidas nos estudos de Lopes e Eidelwein, entre outros. O estudo mostrou a necessidade de um ensino de matemática que atendam às demandas originadas nas práticas dos usuários de maneira a possibilitarem uma autonomia social e econômica. A matemática escolar não é adequada para os usuários do GerAção/POA, visto que possui uma linguagem formal distante da utilizada pelos sujeitos desse espaço e se afasta das necessidades demonstradas por eles.;
Abstract This paper aims to describe and analyzes enunciations that have been spread in the institutional setting of GerAção/POA about the kinds of mathematics required for users to be “protagonists of their own lives”. Thinking about inclusion and the mathematical need that those subjects may have, I have questioned whether the school mathematics can be a form of exclusion and how this might occur. The empirical material consisted of four semi-structured interviews with health professionals who work in that place. As a theoretical basis, I have adopted the post-structuralist perspective, particularly Foucault’s theorizations developed in studies carried out by Lopes and Eidelwein, among others. The study has evidenced the need for teaching kinds of mathematics that meet the demands generated from the users’ practices, in order to enable their social and economic autonomy. School mathematics is not suitable for GerAção/POA users as it has a formal language that is distant from the one used by the subjects in that environment and does not meet their needs.;
Palavras-chave Educação; Matemática; Inclusão; Education; Mathematics; Inclusion;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5325;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


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