RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Jogos de linguagem e o conceito de infinito na educação matemática

Mostrar registro simples

Autor Antunes, Marcelo Carvalho;
Orientador Santos, Suelen Assunção;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7149003785081421;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Jogos de linguagem e o conceito de infinito na educação matemática;
Resumo Este artigo tem por objetivo ampliar as discussões sobre o infinito no âmbito da educação matemática, utilizando como alicerce os conceitos de jogos de linguagem e semelhanças de família, propostos por Wittgenstein em sua segunda fase. De maneira mais específica, nosso objeto de investigação constitui-se na análise da Linguagem como constituidora de práticas pedagógicas capazes de significar o conceito matemático de infinito pelo seu uso. Paralelamente, procuramos vislumbrar alguns dos possíveis significados atribuídos ao infinito, sugeridos pelo deslocamento desse termo em diferentes contextos. O objetivo é apontar para a pluralidade desse termo, estabelecendo relações com os significados adquiridos fora da matemática escolar e sinalizando outras possibilidades. Apesar disso, é importante mencionar as influências de caráter formal e científico a que os termos matemáticos estão sujeitos, bem como chamar a atenção ao fato de que a matemática é falha ao tentar agir de forma essencialista, quando estabelece conceitos únicos e universais.;
Abstract This article aims to broaden discussions about the infinite within the mathematics education, used as a foundation of concepts in language games and family resemblances proposed by Wittgenstein in its second phase. More specifically, our research object consists in the analysis of the Language as constituting pedagogical practices that can mean the mathematical concept of infinite according to their use. By the same token, we try to glimpse at some of the possible meanings attributed to infinite, suggested by the displacement of the term in different contexts. The goal is to point to the plurality of this term, by establishing relations with the meanings acquired out of daily school mathematics and signaling other possibilities. Nevertheless, it is important to mention the formal and scientific influences to which the mathematical terms are subjected, as well as draw attention to the fact that mathematics fails to act in an essential mean by establishing unique and universal concepts.;
Palavras-chave Infinito; Jogos de linguagem; Significado; uso; Infinite; Language games; Meaning; use;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5330;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística