RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ataîru: modelo ubíquo para o turismo com busca dinâmica de conteúdo baseado em dispositivos móveis

Mostrar registro simples

Autor Souza, Thiago Silva de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5954256410124882;
Orientador Costa, Cristiano André da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9637121030877187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Ataîru: modelo ubíquo para o turismo com busca dinâmica de conteúdo baseado em dispositivos móveis;
Resumo O modo como as pessoas fazem turismo mudou consideravelmente nas últimas décadas. Essas mudanças de comportamento foram influenciadas, entre outros, por fatores tecnológicos, pois os turistas agora possuem diversas ferramentas de apoio desde o momento em que se pensa em fazer turismo, durante o turismo propriamente dito, e até mesmo após ele. Com isso, espera-se muito mais dessas ferramentas de apoio no quesito utilidade, confiabilidade e qualidade no serviço prestado. Muitos estudos têm sido conduzidos nesse sentido, diversos avanços já foram alcançados e atualmente já existem ferramentas que atendem várias demandas atuais dos turistas em seus itinerários. No entanto, a maioria delas não levam em consideração alguns aspectos importantes para que o turista seja realmente auxiliado, como por exemplo, encontrar informações turísticas sobre cidades consideradas de pequeno porte ou distantes de locais turísticos expressivos. O que muito se nota nessas ferramentas atuais, até mesmo nas de cunho comercial, é que somente são contempladas as cidades de grande porte, de alto fluxo de turistas. As demais cidades, que também possuem seus atrativos turísticos, são deixadas de lado. Outra característica comum nas ferramentas atuais é que os guias são gerados previamente e são entregues muitos dados estáticos aos turistas. No modelo de arquitetura desenvolvido neste trabalho, a coleta por informações turísticas acontece de maneira dinâmica, realizando buscas de conteúdo na web em diversas bases de conhecimento abertas e que estão em constante atualização. A partir daí essas informações são organizadas e armazenadas em ontologia, e por fim, entregues ao turista, baseadas em princípios de computação ubíqua. Essa capacidade de realizar buscas na web faz com que um número maior de cidades possa ser encontrado e se consiga chegar a um bom nível de satisfação do turista no uso da ferramenta, bem como eleva a percepção do grau de utilidade da arquitetura proposta. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de arquitetura de sistema para o turismo ubíquo, baseado em dispositivos móveis, chamado de Ataîru, que na língua indígena Tupi-Guarani significa “companheiro de viagem”. O modelo considera dados sobre a localização e perfil do turista, bem como sobre dados climáticos, data e hora do local pesquisado, para prover respostas personalizadas aos turistas. Para avaliar o modelo proposto, foram utilizadas três técnicas pertinentes, a saber: avaliação por cenários, avaliação de desempenho e avaliação de usabilidade. Na avaliação de desempenho mostrou-se a viabilidade do modelo através de testes feitos no ambiente de nuvem computacional. Na avaliação de usabilidade foram convidados voluntários para usarem o aplicativo móvel cliente Ataîru, onde o objetivo foi avaliar a (1º) percepção de facilidade de uso e (2º) percepção de utilidade do aplicativo, e a (3º) percepção de utilidade das informações apresentadas, alcançando percentuais de concordância total de 72,5%, 82,5% e 67,5%, respectivamente e de concordância parcial de 27,5%, 15% e 30%, respectivamente. Isso mostra que o modelo supre a necessidade dos turistas de informações turísticas de cidades consideradas pequenas ou distantes de locais turísticos expressivos, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo.;
Abstract The way people do tourism has changed considerably in recent decades. These behavioral changes were influenced, among others, by technological factors, because tourists now have several tools to support from the moment in which it thinks about doing tourism, during the tour itself, and even after it. Thus, it is expected more of these support tools in the category utility, reliability and quality of service provided. Many studies have been conducted in this direction, several advances have been achieved and currently there are already several tools that meet current demands of tourists in their itineraries. However, most of them do not take into account some important aspects for the tourist really be helped, for example, find tourist information about cities considered small or far from significant tourist sites. What very noticeable in these current tools, even in commercial nature, is that only the large cities are contemplated, high flow of tourists. The other cities, which also have their tourist attractions, are set aside. Another common feature in today's tools is that the guides are pre-generated and delivered many static data to tourists. In architectural model developed in this work, the collection of tourist information happens dynamically, making content web searches in several open knowledge bases and are constantly updated. From there the information is organized and stored in ontology, and finally delivered to the tourist, based on principles of ubiquitous computing. This ability to search the web makes a larger number of cities can be found and can reach a good level of tourist satisfaction in using the tool as well as increases the perception of the degree of usefulness of the proposed architecture. Therefore, the objective of this work is to develop a system architecture model for the ubiquitous tourism, based mobile devices, called Ataîru, which in the indigenous language Tupi-Guarani means "traveling companion". The model takes into account data on the location and tourist profile, as well as weather data, date and time of the searched location, to provide personalized answers to tourists. To evaluate the proposed model, we used three techniques relevant, namely: evaluation of scenarios, performance evaluation and evaluation of usability. In performance evaluation proved the viability of the model by testing done in the cloud computing environment. In evaluating usability volunteered invited to use the mobile client application Ataîru, where the objective was to evaluate (1) perceived ease of use and (2) application utility perception, and (3) perceived usefulness of the information presented, increasing percentage of total concordance of 72.5%, 82.5% and 67.5%, respectively, and partial concordance 27.5%, 15% and 30%, respectively. This shows that the model supplies the need of tourist of tourist information about cities considered small or far from significant tourist sites, both in quantitative and qualitative aspect.;
Palavras-chave Computação ubíqua; Turismo ubíquo; Agregação de contextos; Busca dinâmica; Personalização de conteúdo; Ubiquitous computation; Ubiquitous tourism; Context aggregation; Dynamic search; Content personalization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5356;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística