RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A formação integral do sujeito na sala de aula: Constatações e desejos

Mostrar registro simples

Autor Baião, Bruno Alves;
Orientador Bastos, Elizabeth Ramalho Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8285044390414127;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A formação integral do sujeito na sala de aula: Constatações e desejos;
Resumo A Pedagogia Inaciana é um enfoque pedagógico construído à luz dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. A prática pedagógica nos colégios da Companhia de Jesus estrutura-se a partir da concepção da formação integral da pessoa humana, considerando as dimensões cognitiva, socioemocional, espiritual e religiosa dos alunos. Portanto, faz parte dessa ação educacional compreender de que forma esse sujeito é formado e como se pode efetivar as premissas do modo de proceder inaciano na sala de aula. Dessa forma, percebe-se que o sujeito inaciano é reflexo do amor de Deus, constituído de múltiplas dimensões, centro da atenção do processo pedagógico, auxiliado na sua formação por alguém que está ao seu lado, capaz de transformar a sociedade na qual está inserido e apto a realizar suas escolhas dentro de uma perspectiva humanista-cristã. É importante, portanto, nesta concepção de educação, considerar a maneira como se educa. Ou seja, como, efetivamente, ocorre a maneira inaciana de educar na sala de aula.;
Palavras-chave Pedagogia inaciana; Formação integral; Sujeito inaciano;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7366;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística