RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O uso da interdiscinaridade no ensino de química sob o olhar da educação jesuítica

Mostrar registro simples

Autor Maia, Ana Maria Ribeiro;
Orientador Melo, Laura Angélica Godoi de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1954431822229208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O uso da interdiscinaridade no ensino de química sob o olhar da educação jesuítica;
Resumo A atual legislação de educação brasileira estabelece que o ensino deverá acontecer de forma contextualizada e interdisciplinar ou transdisciplinar almejando a formação do educando para o convívio em sociedade e preparação para o trabalho. Com o objetivo de apresentar uma proposta de ensino que atenda esses pressupostos este trabalho apresenta uma abordagem significativa de aprendizagem através de um tema gerador, respaldado pela pedagogia inaciana. O projeto foi realizado em uma escola de educação básica do município de Fortaleza, Colégio Santo Inácio, integrante da Rede Jesuíta de Educação. Através de dados atuais divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e observando os principais problemas da sociedade o tema: O álcool não está em mim: diga NÃO ao Álcool, foi proposto como forma de trabalhar a vertente alcoolismo e adolescência de forma interdisciplinar e problematizadora com as componentes curriculares de Química, Física e Biologia. No percurso metodológico, foram discutidos os assuntos: características químicas e físicas das substâncias, efeitos do álcool no organismo, teor alcoólico, desnaturação de proteínas, oxidação, nomenclatura da Química Orgânica, equilíbrio do sistema nervoso. Para avaliação, foram contempladas atividades experimentais e duas avaliações teóricas sobre conhecimentos adquiridos. Os resultados demostram as principais competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos durante a aplicação do projeto nas disciplinas contempladas. Conclui-se que há um interesse maior pela aprendizagem por parte dos alunos motivada pela aprendizagem significativa através de um tema contextualizado com sua realidade, oportunizando um ensino crítico, inovador e conscientizador com a aplicação de conteúdos formais das disciplinas.;
Abstract The current Brazilian education legislation establishes that teaching should take place in a contextualized and interdisciplinary or transdisciplinary way aiming at the education of the student towards socializing and preparation for work. With the objective of presenting a teaching proposal that meets these assumptions, this work presents a meaningful approach to learning through a generative theme, supported by Ignatian pedagogy. The project was carried out at a basic education school in the municipality of Fortaleza, Santo Inácio College, part of the Jesuit Education Network. Through current data released by the World Health Organization (WHO) and observing the main problems of society the theme: Alcohol is not in me: say NO to Alcohol, it was proposed as a way to work the alcoholism and adolescence strand in an interdisciplinary and problematizing with the curricular components of Chemistry, Physics and Biology. In the methodological course the subjects were discussed: chemical and physical characteristics of the substances, effects of alcohol on the body, alcohol content, protein denaturation, oxidation, nomenclature of Organic Chemistry, nervous system balance. For evaluation, experimental activities and two theoretical evaluations of acquired knowledge were considered. The results show the main skills and abilities developed by the students during the application of the project in the disciplines contemplated. It is concluded that there is a greater interest in students' learning motivated by meaningful learning through a theme contextualized with their reality, providing a critical, innovative and conscientious education with the application of formal contents of the disciplines.;
Palavras-chave Aprendizagem significativa; Tema gerador; Interdisciplinaridade; Pedagogia inaciana; Meaningful learning; Generator theme; Interdisciplinarity; Ignatian pedagogy;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-18;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7504;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística